Notícias

‘Fala, Comunidade!’ 2024 abre conversa sobre conexões e inspirações territoriais para garantia de direitos

Evento contou com a participação de lideranças comunitárias da RCS e jovens líderes do PJC

Neste dia 4 de dezembro aconteceu o Seminário Fala, Comunidade!, no Hotel Atlântico Prime, no Centro do Rio de Janeiro. O tema da edição 2024 foi ‘Na roda dos direitos: conexões e inspirações territoriais’.

O evento foi presencial com transmissão ao vivo no Youtube e no Facebook do Cedaps e promoveu rodas de troca de experiências, aprendizagens e estratégias entre lideranças comunitárias da Rede de Comunidades Saudáveis (RCS) e jovens líderes de favelas e periferias do Programa Jovens Construtores (PJC) no “saber-fazer” popular na luta por direitos e promoção da saúde.

“O ‘Fala, Comunidade!’ de 2024 teve como objetivo reunir jovens e lideranças comunitárias que desenvolvem ações dentro de favelas, periferias, quilombos e aldeias na promoção da saúde, na prevenção de doenças e na garantia de direitos. Hoje nós tivemos uma tarde muito gostosa com troca de experiências, renovando as baterias para 2025”, disse Juliana Reiche, assessora da Frente de Prevenção e Cuidado do Cedaps.

Foto: Bel Junqueira

A primeira roda temática foi sobre ‘Ações que inspiram territórios saudáveis’ e contou com a mediação de Maria Rosilda Pereira – AMUIG/RJ, e com as participações de Lúcia Cabral – EDUCAP, Complexo do Alemão/RJ, Hudson Pereira – Jovem Construtor, Mangueira/RJ, Lulu – Conexão Feminina, Mato Alto/RJ e Thaysha de Oliveira – Jovem Construtora, Complexo do Alemão/RJ.

Nesse momento, os participantes falaram sobre situações difíceis que passaram ao decorrer de suas vidas e como a construção de seus projetos contribuiu para serem agentes de transformação em seus territórios. O diálogo foi aberto para os espectadores, que comentaram e fizeram perguntas.

Foto: Bel Junqueira

Ao fim dessa roda, Cris dos Prazeres – Grupo PROA e Instituto Precisa Ser, Morro dos Prazeres/RJ promoveu um momento de ‘respiro’, em que todos os presentes no evento puderam fazer movimentos de relaxamento com os braços e mãos para transmitir boas energias para o fim do ano de 2024, para a chegada de 2025 e para todos os projetos do futuro. Para a liderança, o ‘Fala’ 2024 foi necessário e importantíssimo, principalmente porque o  tema foi unir as gerações e pensar sobre o futuro, que a gente só constroi agora:

“Nós construímos o futuro através das ideias, dos sonhos, dos desejos, e olhando para a problemática do território. Parabéns à equipe do Cedaps, que pensa num evento da tamanha importância que é unir gerações e pensar. O que fizemos em 2024? Como fizemos a promoção da saúde? Quais são as oportunidades que têm sido geradas para o jovem? Mas também é preciso ouvir esse jovem. Que pretensão esse jovem tem para 2025? Mas também saber o que ele conseguiu realizar em 2024. Então, parabéns por todas as questões envolvidas”, disse Cris dos Prazeres.

Foto: Bel Junqueira

A segunda roda teve a temática ‘Fortalecendo e inspirando territórios de direitos’ com a mediação de Juliana Carmo – Coletivo Criação, Pavuna/RJ. Integraram a roda Noelia Rodrigues – CEPL, Vila Parque da Cidade/RJ, Pâmella Santos – Jovem Construtora, Pavuna/RJ, Ana Leila Gonçalves – Centro Social Fusão, Jacutinga/Mesquita e Thayane Cristine – Jovem Construtora, Borel/RJ.

Nessa roda, os integrantes contaram vivências pessoais e como isso afetou no fortalecimento da luta por seus direitos dentro de seus territórios. Um tema importante que foi bastante debatido entre participantes e espectadores foi a falta de acesso à saúde mental de qualidade nesses lugares que sofrem violência diariamente.

“O ‘Fala, Comunidade!’ é um espaço muito qualificado para os jovens, é onde eles têm acesso às lideranças que já estão consolidadas. Eles podem ouvir as práticas dessas lideranças e aprender a partir de quem já trilhou o caminho que eles estão começando a percorrer agora. Eles têm um espaço para desenvolvimento, aprendizado e para realizar novas conexões, sejam com outros jovens de outras comunidades, com lideranças comunitárias também de todo o Rio de Janeiro, ou com outros convidados que estão aqui”, disse Ives Rocha, Coordenador de Articulação Institucional e Parcerias do Cedaps.

Foto: Bel Junqueira

No fim da edição 2024 do ‘Fala!’ teve um momento cultural em que o poeta, arte educador e produtor musical Ozazuma, e o cantor, compositor, poeta e Mc Magrão se apresentaram em batalhas de Slam. 

“Foi incrível estar aqui com esses jovens e com esses líderes de território para poder compartilhar um pouquinho da nossa experiência e entender que nós também podemos, que devemos ter direito à cidade, que a cidade é fluxo e potência, e que devemos circular por ela e ocupar esses espaços tão grandes. Então, da Zona Sul à Zona Norte, da Baixada à Zona Oeste, nós somos potência e a cidade é nossa.”, disse Juliana Carmo, mediadora da segunda roda do evento.

Foto: Bel Junqueira