Esperança Corajosa

Tardia uma educação comprometida com a diversidade e que esteja ancorada no respeito. Tal realidade desafia a sociedade brasileira e, sobretudo a comunidade escolar a produzir práticas pedagógicas de proteção e cuidado neste tempo onde as violências e as discriminações, sejam elas racial, de gênero, orientação sexual, religiosidade ocupam cada vez mais espaços dentro da escola. 

A exposição Esperança Corajosa é resultado da sensibilidade artística e pedagógica encontrada em fotografias e pensamentos de quem percebe os nocivos impactos do racismo e se desafia em construir soluções criativas para esse problema histórico e social no Brasil. 

Na condição cidadãs e cidadãos, sobretudo de docentes diante da tarefa de aprendermos e nos comprometermos com as denúncias e os anúncios acerca da opressão racial que chega na escola, contestamos o silêncio sobre esse assunto até que ele deixe de ser uma prática pedagógica a favor da discriminação racial. 

Com essa exposição nos juntamos a favor da vida das juventudes negras, faveladas e periféricas que ainda detêm sobre suas experiências o lugar comum de carências, violências e opressões mas que também são potência, resistência, alegrias e liberdades.

Essa exposição é resultado da formação continuada Experiências de Professores – Formação-Ação da EJA, e da edição do Programa Jovens Construtores junto ao Centro de Referência de Educação de Jovens e Adultos/CREJA, desenvolvida pelo Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS), em parceria técnica com o YouthBuild e com a Gerência de Educação de Jovens e Adultos (GEJA) da Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, realizada entre setembro e dezembro de 2022.  

Curadoria:

Andreza Prevot – Professora Orientadora da EJA no Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA Maré. Doutoranda em Educação na Universidade Federal Fluminense com pesquisa na linha de Estudos do Cotidiano da Educação Popular

Juliano Gonçalves Pereira – Doutor em Educação/FAE UFMG. Coordenador de Metodologias e Estratégias Pedagógicas da Frente da Juventude – CEDAPS