Cerca de 70 pessoas participaram de um encontro promovido pelo Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) em parceria com o CEDAPS, no Centro do Rio, no dia 22 de janeiro. O evento teve como objetivo mobilizar os jovens para participarem da Plataforma dos Centros Urbanos – uma iniciativa que visa melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes moradores de comunidades populares.
Durante a atividade, jovens – maioria absoluta no encontro – moradores dos Complexos da Maré, Alemão, Lins e Penha; das comunidades da Rocinha, Cidade de Deus, Morro dos Prazeres, Conjunto dos Amarelinhos (Acari), Manguinhos, Vidigal, Ilha de Guaratiba, Sepetiba, Campo Grande, Madureira e Santa Cruz, puderam expor diversas reivindicações de melhorias para os locais onde vivem.
Moradora da comunidade Urucânia, em Santa Cruz, Mayara Rodrigues, apresentou aos jovens a proposta da Plataforma explicando que a participação será por meio do Grupo Articulador Local (GAL): “A gente está aqui hoje não só para falar da Plataforma, mas também da nossa participação nela porque a Plataforma é para nós! Então vocês montem o grupo de articulação local de vocês porque a Plataforma agora vai mudar nosso Rio de Janeiro!”
No encontro teve também exibição de vídeos, dinâmicas e muita troca de idéias com e entre os jovens. A coordenadora geral do Escritório do Unicef no Rio de Janeiro, Luciana Phebo, falou das conquistas que os jovens terão com a Plataforma como, por exemplo, capacitações, inserção em diferentes espaços da cidade, participação em encontros entre comunidades, entre outras conquistas.
“O Unicef acredita na força que as crianças e os adolescentes têm. Por isso estamos aqui para escutar os sonhos de vocês e ajudar vocês a conquistá-los; dar a oportunidade de vocês conquistarem. Esse é o foco da Plataforma”, disse Luciana Phebo.
Durante o evento, os participantes também construíram e assinaram um termo se comprometendo a apoiar a iniciativa.