INFORMAÇÃO + AMBIENTE SAUDÁVEL + VENTILAÇÃO + SOL = MENOS TUBERCULOSE
A Tuberculose é uma doença causada pela bactéria chamada Bacilo de Koch, que se transmite pelo ar e afeta principalmente os pulmões. Ela tem cura em quase 100% dos casos e é fundamenal que seja identificada e tratada rapidamente. Qualquer unidade de saúde pode diagnosticar a Tuberculose. Procure a mais próxima de você!
O tratamento dura, em média, seis meses, e os remédios são oferecidos pelo SUS. Faça valer os seus direitos e não deixe faltar medicamento!
Depois de 15 a 30 dias tomando os remédios corretamente, a pessoa deixa de transmitir a Tuberculose, mas isso não significa que ela já esteja curada! Não interrompa o tratamento. Os sintomas são: tosse, com ou sem catarro, por mais de 3 semanas; febre baixa, geralmente à tarde; suor noturno; falta de apetite; perda de peso; cansaço; dor no peito; e, em alguns casos, sangramento das vias respiratórias.
O que você pode fazer para prevenir?
:: A prevenção começa pela informação. Quanto mais cedo se descobre a doença, mais fácil é o tratamento e menor a possibilidade de contaminar outras pessoas;
:: A vacina BCG (obrigatória para menores de 1 ano) diminui as chances de contaminação das formas mais graves da Tuberculose;
:: Melhores condições de vida (boa alimentação, moradia, lazer etc.);
:: Abra a janela de casa, deixe o ar e o sol entrar! A circulação de ar e raios de sol são importantes para o tratamento da pessoa com Tuberculose;
:: Ajude as pessoas da sua comunidade a fazerem o tratamento até o final, apoio e solidariedade são importantes nesse momento!
É importante conversar com as pessoas da sua comunidade sobre prevenção e tratamento. Espalhar informação é fundamental para combater a doença! Sempre que precisar, procure um Posto de Saúde para pedir orientações ou tirar dúvidas.
#EspalheInformações