Notícias

Decola Cria é lançado no Rio de Janeiro com diversos eventos na cidade

Iniciativa global tem foco em mudanças sistêmicas para a juventude carioca

Em um evento realizado nos dias 16 e 17 de setembro, o Decola Cria foi lançado em cerimônia no Museu do Amanhã, no Centro do Rio de Janeiro. O lançamento da iniciativa começou durante a manhã do primeiro dia com representantes de 35 instituições que compõem o grupo Colaborativo e do Conselho Jovem, que confirmaram o compromisso de promover mudanças na juventude por meio do impacto coletivo.

O segundo dia foi dividido em dois momentos. Na parte da manhã, o Conselho Jovem apresentou a candidatos ao cargo legislativo do Rio e adolescentes e jovens os resultados da pesquisa “Um Rio de Jovens”, uma parceria entre UNICEF, Cedaps e co.liga. A pesquisa revela a percepção de 1.074 adolescentes e jovens cariocas sobre a sua vivência na cidade em temas como mobilidade, saúde, educação, lazer, cultura, entre outros.

À tarde, o evento foi organizado por e para jovens para lançar o Decola Cria para a juventude do Rio. Os membros do Conselho receberam jovens de diversas regiões para apresentar o movimento e seus objetivos. Durante o evento, realizado em parceria com o 1 Milhão de Oportunidades, do UNICEF (1MiO), houve falas institucionais, apresentações da pesquisa “Um Rio de Jovens”, cadastramento na plataforma 1MiO, além de batalhas de Slam e DJs.

Como parte do Decola Cria, foi lançado nestes eventos o “Curso de Formação Política de Lideranças Jovens”. O curso de quatro horas está disponível nas plataforma da co.liga e do 1MiO e foi idealizado e desenvolvido por meio de uma parceria entre Decola Cria, UNICEF, Fundação Roberto Marinho e Cedaps.

Conselho Jovem do 'Decola Cria' e representantes institucionais | Foto: Bel Junqueira

O Decola Cria, que é a versão carioca da Global Opportunity Youth Network (GOYN), desenvolvida pelo Instituto Aspen e articulada no Rio de Janeiro pelo Cedaps, tem objetivo de mapear, identificar e fortalecer a empregabilidade e o empoderamento econômico de adolescentes e jovens que estão fora da escola, desempregados ou trabalhando em empregos informais.

O movimento conta com  um comitê gestor formado pelo Cedaps, Fundação Roberto Marinho, Firjan, Secretaria da Juventude do munícipio do Rio de Janeiro (JUVRio) e parceria com o Instituto Coca-Cola e UNICEF, que fazem parte de um grupo Colaborativo com mais outras 30 instituições, incluindo organizações de base comunitária, empresas privadas e instituições  públicas que atuam diretamente com a inclusão socioprodutiva da juventude, além de um Conselho Jovem formado por 18 jovens de diferentes territórios da cidade. O Decola Cria acredita que o jovem deve estar sempre no centro das construções e decisões que impactam as vidas das juventudes e, por este motivo, o Conselho Jovem é parte de todas as ações e decisões. 

O Rio é a 16ª cidade, entre nove países, a receber a iniciativa da GOYN, que visa a promover mudanças sistêmicas por meio do impacto coletivo, capazes de gerar oportunidades de trabalho e emprego, em um período de 10 anos. A primeira grande ação da iniciativa foi reunir instituições interessadas e atuantes na temática para que colaborem com o desenho do plano estratégico do Decola Cria e a realização de um estudo para definir qual a situação atual da juventude carioca e quais as perspectivas futuras. Este estudo será lançado em fevereiro de 2025.

Evento de lançamento do 'Decola Cria' no Museu do Amanhã | Foto: Bel Junqueira

No dia 16, o Decola Cria foi lançado para a juventude carioca junto com o  grupo Colaborativo e o Conselho Jovem, que compartilhou o que espera sobre a iniciativa. Além deles, representantes de instituições diretamente ligados ao programa também tiveram seus lugares de fala, com destaque para o diretor da GOYN e do Instituto Aspen, Jamie McAuliffe, que ressaltou a importância da parceria com o Cedaps e disse que um dos grandes propósitos da GOYN é enfrentar o desafio do desemprego juvenil em todo o mundo.

“A nossa expectativa é de ter um grande impacto no Rio. Não podemos enfrentar o desemprego, se os empregos não estão sendo criados. Por isso, precisamos saber quais são as necessidades dos jovens de cada local onde a GOYN está, para pensar nas soluções. É fundamental que a iniciativa seja desenvolvida no aspecto colaborativo, e aqui no Rio, não é diferente. Um dos diferenciais da GOYN é ter o jovem como protagonista e criador do seu futuro”, disse Jamie.

A coordenadora da frente de Juventude do Cedaps, Melissa Abla, agradeceu a todos os parceiros e falou sobre a participação dos jovens na iniciativa. “O grande objetivo é identificar as causas da falta de estudo e emprego, mas com os próprios jovens, já que são eles que vivem os problemas e vão sugerir as soluções”, pontuou Melissa.

O evento ainda teve o destaque e presenças da diretora-executiva do Cedaps, Katia Edmundo, e da assistente de coordenação do Decola Cria, Anna Becker. Em nome da Fundação Roberto Marinho estava a Superintendente de Projetos, Deca Farroco; pelo UNICEF, a chefe do escritório no Rio de Janeiro, Flávia Antunes, além da Oficial de Desenvolvimento de Participação de Adolescentes, Joana Fontoura; representando a United Way Brasil e líder do Juventudes Potentes (GOYN  São Paulo), Nayara Bazzoli, também esteve presente, assim como a gerente de projetos integrados em responsabilidade social da Firjan, Eliane Damasceno, e a Secretária de Juventudes no município do Rio de Janeiro, Gabriella Sampaio.

No encerramento do primeiro dia de evento, os parceiros e jovens receberam um azulejo com a arte #EuFaçoParte do Decola Cria, para simbolizar o compromisso da parceria que busca mudanças sistêmicas para inclusão socioprodutiva da juventude carioca. 

Parceiros e jovens recebem azulejos do 'Decola Cria' com a arte #EuFaçoParte | Foto: Bel Junqueira

Na terça-feira (17), o Conselho Jovem do Decola Cria apresentou o resultado da pesquisa “Um Rio de Jovens”, idealizada e mobilizada por eles, entre agosto e setembro de 2024, realizada em parceria com o  UNICEF e a co.liga. Ao todo, 1.074 adolescentes e jovens, de 15 a 29 anos, moradores de favelas e periferias da cidade do Rio de Janeiro responderam a um questionário do Conselho Jovem para levantar suas experiências  e vivências na cidade, neste momento de eleições municipais.

O perfil dos respondentes é de 60% mulheres, 71% negras(os), 39% moradores na Zona Oeste e 42% na Zona Norte, 57% desempregada/o, sendo que desses, mais da metade está procurando emprego, 79% está na escola ou universidade ou fazendo outros cursos. E levantou vivências do cotidiano da juventude em oito temas, sendo os principais: mobilidade urbana, tecnologia, discriminação, segurança, empregabilidade, além de cidadania, inclusão e meio ambiente.

Veja mais sobre a pesquisa aqui!


A pesquisa foi apresentada para candidatos a vereador do Rio de Janeiro que possuem pautas com foco na juventude, adolescentes e jovens da cidade. Para uma das integrantes do Conselho Jovem, Heloísa Paschoal, os dados colhidos são muito importantes para que promovam  mudanças na juventude carioca. 

“Estamos trazendo as vozes de mais de 1.000 jovens sobre os desafios que vivemos na nossa cidade e queremos saber das candidatas e candidatos o que vão fazer. E não sozinhos, queremos saber o que vão fazer com os jovens na construção de soluções”, falou Heloísa.

Os jovens presentes na segunda parte do evento também fizeram parte de um momento de apresentação da pesquisa, além de mesas com painéis temáticos, apresentações de batalhas de Slam e de DJs.

Outro período importante do evento foi o lançamento do curso gratuito “Formação Política de Lideranças Jovens” sobre democracia participativa e política para jovens, com o objetivo de tratar questões sobre política e engajamento juvenil. Qualquer pessoa pode se inscrever na plataforma gratuita da co.liga, da Fundação Roberto Marinho, e no 1 Milhão de Oportunidades (1Mio), do UNICEF.

O curso é destinado a jovens e adolescentes que querem saber mais sobre o processo político do País, eleições e engajamento juvenil na construção de políticas públicas. O conteúdo foi desenvolvido pelas equipes da co.liga e do Cedaps, com o apoio e participação direta do Conselho Jovem do Decola Cria. 

O objetivo é fortalecer a participação política de adolescentes e jovens, para que possam participar do debate eleitoral, dialogar com o Poder Público eleito e contribuir ativamente com soluções para a cidade. Para tanto, abordará temas como: Pega a Visão: eu, você e nós na política; Se liga… você é um sujeito político; Papo reto: A política que quero na minha quebrada e no meu país e Salve: eu sou um jovem ligado e politicamente participativo. 

Para outra integrante do Conselho Jovem, Larissa Lúcia, estar nessas iniciativas voltadas a jovens e à política é uma grande vivência. “Aprendi e aprendo muito fazendo parte desses projetos, me integrando com outros jovens. Também é importante entender que não saber e não falar sobre política já é político. Quando entramos nessa parte de compreensão e descoberta, já é um passo para compartilhar isso com outras pessoas”, concluiu Larissa.

Confira mais fotos do evento na galeria abaixo: