Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the audier-elementor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/wwceda/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Comunica Favela: Juntos contra o estigma, preconceito e discriminação do HIV/Aids – Cedaps

O Cedaps e o Fundo Positivo, instituição que fortalece e financia organizações da sociedade civil atuando na saúde preventiva, iniciaram o projeto “Comunica Favela: Juntos contra o estigma, preconceito e discriminação do HIV/Aids”. Voltado para o público de mulheres e população  negra, moradores de favelas e periferias, a iniciativa também tem como público participante lideranças comunitárias da Rede de Comunidades Saudáveis (RCS).

O objetivo do projeto é oferecer espaços de reflexão sobre as tecnologias de prevenção e mobilizar a disseminação de  informações sobre IST/HIV/Aids em favelas e periferias para combater o estigma, o preconceito e a discriminação com pessoas que vivem com o vírus HIV, além de Hepatites Virais.

Para isso serão feitas ações com duração de 8 meses (período de julho de 2024 a fevereiro de 2025) para fortalecer lideranças comunitárias com mais conhecimento sobre as tecnologias de prevenção e mobilização para o HIV/Aids para, assim, disseminar as informações através de mensagens e conteúdos produzidos com linguagem popular em diferentes formatos para mídias sociais.

Outro foco é na sistematização de “vozes” para compor um conjunto de recomendações e propostas frente aos desafios e atenção ao HIV/Aids no âmbito governamental e da sociedade civil. Assim, favelas e periferias serão representadas e terão a garantia à informação fora de seus territórios.

Confira as principais atividades realizadas no projeto Saúde nas Favelas: Vigilância em Saúde e Memória Social:

  • Realização de um encontro para a construção de um espaço de diálogo que permita os participantes se expressarem e compartilharem informações sobre as tecnologias de prevenção, estigma, discriminação e preconceito de pessoas vivendo com HIV/Aids.
  • Oficina de Comunicação: Criação e cocriação de materiais educativos, tais como: cards digitais, vídeos, podcast e reels que disseminem informações contra estigma, discriminação e preconceito de pessoas vivendo com HIV/AIDS. 
  • Planejamento dos fluxos de disseminação de informações, tais como: WhatsApp, Instagram, TikTok, Facebook e outros aplicativos conforme os contextos de intervenção com as lideranças comunitárias participantes do projeto.

O projeto iniciou no dia 11 de setembro de 2024, quando teve um encontro reflexivo com a participação de quatro oficineiros que vivem com HIV para discutir sobre a discriminação, estigma e preconceito que enfrentam diariamente, e como os materiais informativos podem colaborar para a mudança dessa realidade

A partir desse encontro foi criado um grupo de trabalho que participou de uma oficina de comunicação no dia 18 de setembro em que foram discutidos formatos e conteúdo dos materiais informativos que serão produzidos nesse projeto.

Confira abaixo a publicação do encontro reflexivo com a temática “HIV/Aids: como fortalecer a prevenção e combater o estigma e o preconceito juntos?”.