Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the audier-elementor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/wwceda/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
Comissão Saúde da População Negra/RCS cria espaço de reflexão e ação – Cedaps

Notícias

Comissão Saúde da População Negra/RCS cria espaço de reflexão e ação

As reuniões da Comissão Saúde da População Negra (SPN) têm sido importante espaço para troca de experiências, histórias de vida, construção de atividades e aprendizado para as lideranças da Rede de Comunidades Saudáveis (RCS). Com a proposta de formar e mobilizar as lideranças sobre as questões étnico-raciais e, em especial, sobre as especificidades da saúde da população negra, a Comissão se encontra mensalmente no CEDAPS.

A formação de uma comissão sobre saúde da população negra na RCS foi uma proposta das lideranças comunitárias da Rede que militam no movimento negro no estado do Rio de Janeiro. A proposta foi apresentada pela primeira durante o “Fala, Comunidade 7”, realizado em dezembro de 2006, mas o grupo só começou a se encontrar regularmente durante este ano, quando iniciou um processo de reflexão sobre seus objetivos e sua forma de atuação.

A decisão de ampliar as discussões para envolver não só temas relacionados à saúde, mas também questões étnico-raciais, foi mais recente. Surgiu durante um encontro realizado no dia 18 de julho, no CEDAPS, com a presença de Sônia Cleide Ferreira, do Grupo de Mulheres Negras Malunga, de Goiânia, que falou, entre outros pontos, sobre a importância de discutir o que é ser negro no Brasil e o preconceito racial.

Desde então, foram realizadas duas capacitações: em agosto, discutiu-se a escravidão e suas conseqüências para a atual situação do negro no Brasil e o ensino de história afro-brasileira nas escolas e, em setembro, foram abordados os temas racismo, preconceito e discriminação. As reuniões estão cumprindo, assim, um dos objetivos definidos pela Comissão: “investir em formação e ações que possibilitem inserir a questão étnico-racial nas discussões de Promoção da Saúde”.

Articulação
Outro objetivo da Comissão SPN – articular e dialogar com outros grupos do movimento negro e governos – também vem sendo trabalhado. No dia 11 de setembro, representantes da Rede (Fátima Malaquias/Comitê Mãos Amigas, Aparecida Rodrigues/Comitê Jardim Futurista e Iracy Ramos/Codecim) participaram de uma reunião da Gerência de Políticas Especiais, vinculada à Superintendência de Atenção Básica da Secretária Estadual de Saúde. Realizado por Martha Britto, o encontro reuniu gestores de igualdade racial dos municípios fluminenses, membros dos Conselhos dos Direitos do Negro e Conselhos de Saúde dos municípios e do estado, além de representantes da sociedade civil, a fim de consolidar as propostas de ação para o Dia Nacional de Mobilização Pró-Saúde da População Negra (27 de outubro) e para o Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro).

Os presentes no encontro propuseram a criação do Comitê Técnico Estadual da Saúde da População Negra, a exemplo do municipal e do nacional. A expectativa é que esta instância seja formada na atividade de Mobilização Pró-Saúde da População Negra, marcada para o dia 29 de outubro.

“Os participantes da reunião sentiram necessidade de ter uma instância estadual que pudesse trabalhar essas questões. A idéia é que no dia do evento seja formado esse comitê, com representações de diferentes segmentos”, explica Carla Maciel, técnica do CEDAPS que acompanhou a reunião.