Iniciativa do UNICEF, que conta com a parceria técnica do Cedaps, visa fortalecer a rede de proteção e participação de adolescente, jovens e lideranças comunitárias para a garantia de direitos no território
A primeira edição da Agenda Cidade UNICEF na Pavuna, na Zona Norte do Rio de Janeiro, foi finalizada neste dia 6 de dezembro na Arena Cultural Jovelina Pérola Negra. A iniciativa do UNICEF, que no Rio de Janeiro também contou com a parceria do Cedaps, promoveu encontros formativos da Rede Pavuna junto ao Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) ao longo de 2024 com 40 representações da sociedade civil, juventude e serviço público.
A prefeitura do Rio de Janeiro também atua como parceira promovendo direitos e oportunidades das crianças e dos adolescentes em situação de maior vulnerabilidade, contribuindo com a prevenção de violências em suas vidas. O objetivo é fortalecer a rede de proteção e participação de adolescentes, jovens e lideranças comunitárias a fim de garantir seus direitos dentro do território.
Para isso, em parceria técnica com o Cedaps, o UNICEF realizou oficinas temáticas, além de encontros formativos com 40 representações da sociedade civil, sendo essas divididas em 20 Organizações de Base Comunitária (OBC) e 20 adolescentes e jovens do NUCA, a fim de consolidar e fortalecer a atuação deles a partir do estudo e do aprofundamento em documentação e regulamentação das organizações.
Assim, os adolescentes e jovens passaram a conhecer e reconhecer essas organizações como parte de seus territórios, e a identificar que estão mais próximos desse cenário do que imaginam. Além disso, eles passaram a entender que podem colaborar para a atuação das instituições e que podem se integrar a algumas delas. Um dos jovens comprometidos com a iniciativa, Kaio Henrique, de 20 anos, falou sobre sua participação:
“Minha experiência foi incrível no fortalecimento de rede e com as OBC. Pude conhecer e compartilhar ideias, e estar contribuindo junto com outros projetos. Espero poder participar de mais fortalecimentos como esse, é sempre muito bom estar ajudando o próximo”, disse.
O evento de encerramento do Agenda Cidade UNICEF na Pavuna teve uma programação com homenagens ao Comitê Intersetorial, NUCA, Incubadora de Comunicação Popular (InComPop), uma iniciativa da agência de comunicadores Bem TV, e Rede Pavuna, roda de depoimentos com a temática ‘Pavuna, território que protege’, e apresentações culturais. Além disso, tiveram falas importantes, como a da Flávia Antunes, chefe do escritório do UNICEF no Rio de Janeiro, que destacou a potência envolvida na iniciativa.
“Escutei muito a palavra “potência” nesse evento. Então, procurei no dicionário o significado da palavra e diz assim: “Capacidade de auto empreender; Determinar uma mudança em outros ou em si mesmo; É origem de uma transformação”. Eu não vejo uma definição melhor para a Pavuna do que essa. O que acontece na Pavuna não fica só na Pavuna porque nós vimos que muitas das experiências que acontecem aqui estão sendo multiplicadas para outros lugares. E é nesse espírito que temos que lutar, não esquecer de onde viemos, não esquecer o que fizemos e pensar no que queremos para o presente e futuro das nossas crianças”, concluiu.