Coordenador da Frente de Juventude, Ives Rocha, é um dos novos membros do CMJC; conselheiro jovem do Decola Cria, Erick Soares, também foi empossado
Por: Larissa Carvalho, Cedaps – Rio de Janeiro

Nesta quinta-feira (26), o Cedaps participou da posse dos novos 55 novos membros e suplentes do Conselho Municipal de Juventude Carioca (CMJC), realizado na Faculdade Nacional de Direito da UFRJ, no Centro do Rio de Janeiro.
O coordenador da Frente de Juventude do Cedaps, Ives Rocha, e o membro do Conselho Jovem do Decola Cria, Erick Soares, foram empossados como novos conselheiros do CMJC com a missão de representar a juventude carioca ao decorrer da gestão do biênio de 2025-2027.

O CMJC, que foi instituído por meio da lei nº 7.225, de 10 de janeiro de 2022, visa fortalecer a autonomia e participação social da juventude nas diretrizes da ação governamental, e na formulação e proposição de políticas afirmativas de promoção e garantia de direitos da juventude.
A presença do Cedaps nesses espaços reforça a importância da participação da sociedade civil em instâncias de incidência política, contribuindo para a construção de políticas públicas mais justas, inclusivas e conectadas com as reais demandas das juventudes.
“A nossa eleição é um reconhecimento à trajetória da organização, que há quase vinte anos desenvolve iniciativas com o olhar para as demandas de adolescentes e jovens. A expertise adquirida a partir dos projetos de juventude do Cedaps será muito útil e vai contribuir no desenvolvimento de políticas públicas que efetivamente criem oportunidades para todos os jovens da cidade, em especial para aqueles em situação de maior vulnerabilidade”, disse Ives Rocha.
A secretária especial de Juventude Carioca, Gabriella Rodrigues, estava presente no evento e foi responsável por entregar os certificados de posse aos representantes eleitos. Segundo ela, a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio) estará completamente dedicada ao Conselho, neste mandato de dois anos, para que seja feito um Plano Municipal de Juventude.
“Eu conto com os conselheiros para que possamos ter essa visão de como podemos melhorar e inspirar os jovens que fazem parte dos nossos projetos, além de construir as novas políticas de juventude da cidade do Rio de Janeiro. É motivador ver como tem jovem potente, talentoso e dedicado no município”, disse a secretária na matéria publicada na página da JUVRio, no site oficial da Prefeitura do Rio de Janeiro.