Notice: Function _load_textdomain_just_in_time was called incorrectly. Translation loading for the audier-elementor domain was triggered too early. This is usually an indicator for some code in the plugin or theme running too early. Translations should be loaded at the init action or later. Please see Debugging in WordPress for more information. (This message was added in version 6.7.0.) in /home/wwceda/public_html/wp-includes/functions.php on line 6114
CEDAPS realizou 8 apresentações no VI Congresso Brasileiro de Prevenção das DST/Aids – Cedaps

Notícias

CEDAPS realizou 8 apresentações no VI Congresso Brasileiro de Prevenção das DST/Aids

Durante o Congresso, o CEDAPS apresentou algumas de suas ações para o enfrentamento da epidemia em favelas e bairros da periferia do Rio de Janeiro. Cinco apresentações orais e três pôsteres abordaram as peculiaridades do trabalho em territórios específicos e a situação dos agentes comunitários de prevenção das DST/Aids. Kátia Edmundo (coordenação geral do CEDAPS) frisou: “a dimensão territorial traz uma perspectiva diferente, parte de uma outra abordagem. […] As agentes comunitárias de prevenção possuem acesso facilitado ao território, às residências, têm bastante circulação, facilidade no diálogo, proximidade com as pessoas.” Também enfatizou as diferenças entre a atuação cotidiana das agentes de prevenção e a lógica programática dos serviços.

A primeira apresentação aconteceu no dia 05, Kátia participou da mesa sobre ‘Práticas de Prevenção das DST/Aids na comunidade’, por convite do Programa Nacional de DST/Aids, e falou da experiência do Grupo de Trabalho Aids e comunidades populares do Fórum de ONG/Aids do Rio de Janeiro, do qual o CEDAPS e mais onze organizações fazem parte. Nesta mesa também estavam presentes Gustavo do MST (Movimento Sem Terra) e Valdilene de Lima do MLB/PE (Movimento de Lutas pelos bairros, vilas e favelas).

Na manhã do dia 06, o CEDAPS esteve presente em duas comunicações coordenadas. Kátia e Fransergio Goulart (equipe técnica) participaram da comunicação sobre ‘Participação Comunitária’. Fransergio dividiu a fala com Mauro Lima (Iniciativa Jovem de Palmares). Apresentaram algumas das estratégias desenvolvidas para e por jovens com cooperação técnica do CEDAPS: Participação ativa de jovens moradores em favelas e bairros da periferia no RJ na formulação e desenvolvimento de ações de prevenção e promoção da saúde.
A apresentação de Kátia foi sobre as especificidades e estratégias das ações territoriais de prevenção: Aids e comunidades populares no Rio de Janeiro: uma ação de base territorial.

Ao mesmo tempo, na comunicação ‘Prevenção com Jovens’, Roberta Mercadante, do Cedaps, apresentou o Jornal Globules no RJ: um espaço de trocas entre jovens da periferia do Brasil e da França, contando sobre a criação de duas fotonovelas e como os encontros realizados se configuraram como um espaço de reflexão e construção, essencial para a redução da vulnerabilidade à Aids.

Fechando o dia 07, Kátia apresentou alguns dados da pesquisa de sua tese de doutorado no Programa EICOS/IP/UFRJ: Aids e comunidades populares no Rio de Janeiro: um estudo histórico-antropológico de programas governamentais e não-governamentais no período de 1986 a 2006.

Os pôsteres apresentados foram: Prevenção e promoção da saúde em comunidades populares do Rio de Janeiro: um processo de fortalecimento pessoal e coletivo; Desenvolvimento comunitário e promoção da saúde: um estudo etnográfico sobre Núcleos Comunitários de Prevenção de DST/Aids no Rio de Janeiro (em parceria com o Programa EICOS/IP/UFRJ, fruto da pesquisa ‘Núcleos Comunitários’) e CEC-HIV/Aids: Ciclo de Educação Comunitária em HIV/Aids: informações sobre pesquisa, prevenção e promoção da saúde para comunidades e movimentos populares (em parceria com o Comitê Comunitário Assessor e Instituto de Pesquisa Evandro Chagas/FIOCRUZ).

Kátia também coordenou o painel sobre ‘Superação da violência social e o enfrentamento da vulnerabilidade às DST/Aids no Brasil’, com participação de profissionais e pesquisadores da área.