Iniciativa fortalece articulação internacional para ampliar o acesso a tratamentos e melhorar a comunicação sobre a tuberculose
Em outubro, o Cedaps passou a integrar o Fast Track the Cure, uma rede internacional de iniciativas comprometidas em aumentar a conscientização, a defesa de direitos e facilitar o acesso a novos tratamentos para Tuberculose. O consórcio reúne países como Índia, Nigéria, Paquistão, Bangladesh, Peru e Brasil, fortalecendo uma articulação global comprometida com novas abordagens de comunicação e mobilização sobre a tuberculose.
No dia 21 de novembro, participamos do encontro com a rede de parceiros dos diferentes países que fazem parte do consórcio, realizado durante a “Conferência da Union”, em Copenhagen, a maior conferência do mundo dedicada à saúde do pulmão. O encontro foi uma oportunidade para conhecer as ações realizadas por outros países no enfrentamento à tuberculose e apresentar o trabalho do Cedaps ao longo dos anos. O Ministério da Saúde também esteve presente, como parceiro do projeto e representando o Brasil.
O projeto “Aumentando a sensibilização sobre a tuberculose para fortalecer o acesso ao tratamento da TB e TB/DR” faz parte do esforço para fortalecer a comunicação sobre a tuberculose em favelas, subúrbios, bairros populares e com movimentos sociais, além de ampliar o diálogo com pessoas em tratamento de tuberculose e tuberculose resistente.
A iniciativa do Cedaps conta com a parceria técnica do Programa Nacional de Tuberculose do Ministério da Saúde, o Centro de Referência Professor Hélio Fraga/ENSP/FIOCRUZ e o Fórum Tuberculose-RJ, com duração de um ano (outubro de 2025 a outubro de 2026).
Siga nossas redes sociais @cedapsbrasil e acompanhe de perto as próximas ações do projeto e os avanços dessa parceria. Clique aqui para saber mais sobre o Fast Track the Cure.