Notícias

Cedaps implementa a Global Opportunity Youth Network (GOYN) no Rio

Uma iniciativa ligada a um movimento global, liderado pelo Aspen Institute, que atua em vários países com o objetivo de melhorar a vida de jovens através da Inclusão Socioprodutiva

Em dezembro de 2023, o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps) realizou uma pesquisa inicial para compreender o ecossistema juvenil no Rio de Janeiro, visando à implementação da Global Opportunity Youth Network (GOYN), com 56 jovens e 20 organizações de base comunitária. O objetivo era identificar estratégias preliminares para fomentar ações de articulação efetivas, capazes de expandir e criar novas oportunidades econômicas para os jovens que estão mais expostos à vulnerabilidade na cidade. Após conclusão da pesquisa, o Cedaps organizou um seminário com 20 instituições, onde compartilhou os resultados do estudo exploratório e discutiu a possibilidade de implementar a GOYN no Rio.

Seminário Juventudes Potentes Rio de Janeiro | Foto: Acervo Cedaps

Agora em 2024, a implementação da GOYN Rio avança em consolidar a iniciativa no território e estabelecer uma estrutura organizacional consistente. Entre os dias 9 e 11 de abril, ocorreram atividades imersivas para conhecer as experiências de transformação sistêmica de outras comunidades GOYN, com a participação de representantes do Juventudes Potentes (GOYN SP) e da Gerência de Relacionamento para América Latina. Esses encontros também foram dedicados à formação de grupos encarregados de tomar decisões pertinentes na temática Inclusão Socioprodutiva, incluindo o Grupo Colaborativo, o Comitê Jovem e o Comitê Gestor.

Sempre esteve muito presente na história do Cedaps o trabalho em rede valorizando a construção compartilhada com as parcerias. E agora como parceiro da GOYN, que visa promover mudanças sistêmicas na vida das juventudes periféricas, temos a oportunidade de interferir positivamente de maneira que não seria possível individualmente, para gerar mudanças que só acontecem através do trabalho coletivo e sistêmico”, afirma a coordenadora da Frente de Juventude do Cedaps e da GOYN Rio, Melissa Abla.

Encontro do Comitê Jovem | Foto: Acervo Cedaps
Encontro do Grupo Colaborativo | Foto: Bel Junqueira