Três vídeos temáticos envolvendo a experiência de três jovens mulheres com e sem deficiência durante a pandemia; Série de cards digitais e ilustrados, com personagens representativos à diversidade, publicados em redes sociais sobre prevenção e cuidado ao novo coronavírus e questões relativas ao período de pandemia.
No dia 02 de junho, através de uma articulação internacional, o META Brasil – Movimento Estamos TodEs em Ação, implementado no país pelo CEDAPS – Centro de Promoção da Saúde, iniciou uma campanha sobre prevenção à COVID-19 e os efeitos, para além da infecção, que a pandemia tem provocado. Com foco na juventude com e sem deficiência o atual grupo articulador de META Brasil, formado por Isabella Valadares, Stefany Dias e Rafaela Queiroz, desenvolveu todo o conteúdo da campanha e em parceria com o CEDAPS criou as ilustrações que compuseram uma série de 12 cards, postados no Facebook e no Instagram de META Brasil até o dia 11 de julho.
Isabella (Isa), Stefany (Teté) e Rafaela (Rafuska), emprestaram seus perfis para o conjunto de personagens que compõem a série de cards ilustrados. Cada uma acompanhada de um personagem fictício: Zé, Gui e João, protagonizaram um grupo que valoriza diversidade de gênero, raça e deficiências. Os cards contam com mensagens, como: lavar as mãos com frequência, usar máscara, higienizar compras e o celular, e manter o distanciamento. Além de outros cuidados: com a saúde mental, em se comunicar com frequência com as pessoas queridas, mesmo à distância, e não deixar de movimentar o corpo já que o período em casa aumentou.
https://www.facebook.com/metabrasiloficial/photos/a.1210128132488592/1534032000098202
A campanha foi divulgada no âmbito de uma articulação internacional através da parceria, CEDAPS, META Brasil, iiDi Uruguay – Instituto Interamericano sobre Deficiência e Desenvolvimento Inclusivo, META Global e UNFPA, com grupos de jovens de vários países da América Latina.
As hashtags em inglês, espanhol e português: #TambémÉCuidar #TambiénEsCuidar #ThisIsCaringToo #JuventudeContraCOVID19 #JuventudesContraCOVID19 #YouthAgainstCOVID19 foram usadas nas campanhas realizadas por todos os países envolvidos e representaram a conexão entre elas. Além da série de 12 cards ilustrados, uma série de 03 vídeos também foi realizada por META Brasil dentro dessa mesma campanha.
No vídeo: “Hora de ir ao mercado: dicas da Rafuska de como se prevenir”, Rafaela Queiroz mostra sua rotina de cuidados e prevenção ao ir ao mercado, a adaptação às medidas de prevenção que pode nos parecer difícil no começo, no vídeo ganha uma mensagem leve que mostra que a adoção desse novo hábito pode ser mais simples do que parece. Em “Isa, estudante e jovem com deficiência”, Isabella Valadares narra as mudanças de sua rotina com a pandemia, desde os cuidados com a casa às consultas médicas, além de refletir sobre a vida da pessoa com deficiência antes e durante a pandemia. E no vídeo “Stefany, jovem negra e vivendo com deficiência”, Stefany Dias conta como está sendo se adaptar ao EAD (ensino à distância) e a forma como reorganizou sua rotina para dentro de casa durante esse período de distanciamento social. Os vídeos estão disponíveis nas redes sociais de META Brasil e no canal do CEDAPS no Youtube.
Atualmente, as três jovens lideram lives promovidas por META Brasil com o objetivo de divulgar o movimento, suas temáticas, práticas e ações que envolvem juventude, deficiências, inclusão, diversidade, promoção da saúde e prevenção às IST/HIV/AIDS. A proposta das lives é de autonomia do movimento e conta com a parceria do CEDAPS na articulação de convidados, divulgação e apoio técnico.
Sobre o META Brasil – Movimento estamos TodEs em Ação: um grupo de jovens ativistas dos direitos das pessoas com e sem deficiência no Brasil que acredita na construção de oportunidades para o desenvolvimento inclusivo.
Redes: @metabrasiloficial no Facebook e @metabrasil no Instagram.