Ives Rocha, assessor técnico do CEDAPS, realizou, entre os dias 17 e 21 de novembro, o treinamento de duas facilitadoras para a oficina “Participação da Juventude no enfrentamento dos Riscos e Desastres Socioambientais”, que acontece na IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis em Luziânia, Goiás. Rocha e Victor Marchezini, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – CEMADEN, buscaram compartilhar os conhecimentos adquiridos a partir das experiências do CEDAPS (Mapeamento Digital de Riscos Socioambientais liderado por Adolescentes e Jovens) e CEMADEN (Projeto Pluviômetros nas Comunidades).
A oficina tem como objetivos fomentar a percepção dos riscos socioambientais a partir de metodologias participativas de mapeamento e monitoramento comunitário protagonizado por adolescentes e crianças; capacitar os grupos jovens e escolas para o trabalho de diagnóstico e monitoramento participativo através de técnicas e conceitos da Educação Ambiental, e incentivar o protagonismo infanto-juvenil nos espaços de planejamento, gestão e tomada de decisão. Cerca de 30 crianças e adolescentes de 23 estados e do Distrito Federal, vindos de escolas públicas e particulares de cidades, aldeias e quilombos participam da oficina.
A IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis acontece até o dia 28 de novembro.