Notícias

‘Ativa, Juventudes!’ é marcado por ações comunitárias de jovens em diversos territórios do Rio de Janeiro

Edital contemplou dez graduados do PJC com o objetivo de fortalecer o protagonismo juvenil

O Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), em parceria com o YouthBuild International realizou o edital ‘Ativa, Juventudes! – Fundo de Incentivo às Lideranças Juvenis do Programa Jovens Construtores (PJC)’. A iniciativa selecionou e apoiou dez jovens da Rede  PJC com o objetivo de criar e executar ações comunitárias para fortalecer a liderança e o protagonismo juvenil gerando impactos positivos em territórios da cidade do Rio de Janeiro.

Os jovens líderes selecionados receberam o recurso semente de R$2.000 (dois mil reais), sendo metade destinada ao desenvolvimento de uma ação comunitária e a outra parte para o fortalecimento profissional. Eles passaram por uma jornada formativa de dois meses, em que tiveram acesso a capacitações em: Liderança, Protagonismo Juvenil no Mercado de Trabalho, Empreendedorismo, Comunicação, Marketing Pessoal e Digital, Educação Financeira, Consumo Consciente de Energia e Alimentos, Emergências Climáticas, Geração de Renda, Saúde Mental e Letramento Digital, oferecidas por especialistas de cada área.

Os jovens passaram por uma trilha formativa composta por oito encontros com diversas temáticas
Os jovens passaram por uma trilha formativa composta por oito encontros com diversas temáticas

Após a formação, eles implementaram ações comunitárias em seus territórios, envolvendo pelo menos 20 outros jovens por projeto. Ao todo, as ações juvenis alcançaram e inspiraram pelo menos 200 novos jovens. Arthur Felizardo, um dos coordenadores da iniciativa, destaca que essas ações são importantes porque geram autoestima e autoconfiança nos jovens.

“Essas ações reforçam o poder de liderança juvenil, e não criam barreiras como outras oportunidades criam quando se tratam de juventude periférica e em situação de vulnerabilidade. Essa experiência não tinha exigência de escolaridade, de experiência profissional, de idade, e nós conseguimos absorver um público que o mercado de trabalho muitas das vezes não consegue, o que faz com que esses jovens busquem alternativas empreendedoras. São jovens que têm muito potencial e que precisam apenas de alguns impulsos. Eu acredito que o ‘Ativa’ fortaleceu muito a liderança e protagonismo juvenil, além de ativar a rede, podendo chegar a diferentes territórios com ações, impactando outros jovens que não tiveram oportunidade de participar dos Jovens Construtores, mas que necessitam de oportunidades, de projetos, de programas que fortaleçam as suas potências.”

O ‘Ativa, Juventudes!’ contou com jovens de territórios como Campo Grande, Morro do Borel, Complexo do Alemão, Pavuna e Mangueira, e teve ações voltadas às crianças, com alimentação, sarau literário, teatro e brincadeiras, ao plantio de mudas e cuidado de uma horta comunitária, à dignidade menstrual, com distribuição de kit de cuidado para mulheres, roda de conversa em uma escola pública sobre meio ambiente, roda de conversa sobre saúde mental e autocuidado, roda cultural com artistas independentes, e oficina para trabalhar a autoestima de mulheres através de tranças.

Os jovens passaram por uma trilha formativa composta por oito encontros com diversas temáticas

O edital é voltado para a ativação da liderança juvenil em territórios como da Andréa Nogueira, que também coordenou o projeto. Com essa oportunidade de estar à frente da iniciativa, ela pôde compartilhar suas vivências e experiências com outros jovens.

“Eu também sou uma jovem de comunidade e tive a oportunidade de liderar o grupo de 10 jovens desse edital, incentivando-os a liderar e transformar suas próprias comunidades. Foi muito importante para mim pois, além de ser o primeiro que coordenei, tive a honra de trabalhar ao lado do Arthur, o que foi incrível! E o mais gratificante de tudo isso é perceber o quanto esses jovens estão gratos pelas experiências vividas, por explorarem novos horizontes e contribuírem ativamente para suas comunidades. Isso apenas reforça que estou no caminho certo.”

Confira fotos das ações realizadas:

Ana Caroline Cosme (Morro do Borel)

Ação desenvolvida: Um dia para crianças, alimentação, sarau literário, teatro e brincadeiras

Claudia Caroline de Brito do Nascimento (Complexo do Alemão)

Ação desenvolvida: Plantio de mudas e cuidado de uma horta comunitária

Evellyn Vitória de Carvalho Lopes (Pavuna) 

Ação desenvolvida: Dignidade menstrual – Distribuição de kit de cuidado para mulheres do seu território

Gleicianne Christina dos Santos Nunes (29 de Março/Campo Grande)

Ação desenvolvida: Festa de dia das crianças em seu território

Heloisa Oliveira de Assis Paschoal (Pavuna)

Ação desenvolvida: Roda de conversa em uma escola pública sobre emergências climáticas

Hudson da Silva Pereira (Mangueira)

Ação desenvolvida: Roda de conversa sobre saúde mental e autocuidado em uma escola pública

Juliana Bógea do Carmo (Pavuna) 

Ação desenvolvida: Roda de conversa sobre saúde mental e autocuidado

Pâmella Gabriel dos Santos (Pavuna)

Ação desenvolvida: Roda cultural com artistas independentes

Thayane Cristine Carvalho (Morro do Borel)

Ação desenvolvida: Festa de dia das crianças em seu território

Thaysha de Oliveira (Complexo do Alemão)

Ação desenvolvida: Oficina para trabalhar a autoestima de mulheres através de tranças