Edital contemplou dez graduados do PJC com o objetivo de fortalecer o protagonismo juvenil
O Centro de Promoção da Saúde (Cedaps), em parceria com o YouthBuild International realizou o edital ‘Ativa, Juventudes! – Fundo de Incentivo às Lideranças Juvenis do Programa Jovens Construtores (PJC)’. A iniciativa selecionou e apoiou dez jovens da Rede PJC com o objetivo de criar e executar ações comunitárias para fortalecer a liderança e o protagonismo juvenil gerando impactos positivos em territórios da cidade do Rio de Janeiro.
Os jovens líderes selecionados receberam o recurso semente de R$2.000 (dois mil reais), sendo metade destinada ao desenvolvimento de uma ação comunitária e a outra parte para o fortalecimento profissional. Eles passaram por uma jornada formativa de dois meses, em que tiveram acesso a capacitações em: Liderança, Protagonismo Juvenil no Mercado de Trabalho, Empreendedorismo, Comunicação, Marketing Pessoal e Digital, Educação Financeira, Consumo Consciente de Energia e Alimentos, Emergências Climáticas, Geração de Renda, Saúde Mental e Letramento Digital, oferecidas por especialistas de cada área.
Após a formação, eles implementaram ações comunitárias em seus territórios, envolvendo pelo menos 20 outros jovens por projeto. Ao todo, as ações juvenis alcançaram e inspiraram pelo menos 200 novos jovens. Arthur Felizardo, um dos coordenadores da iniciativa, destaca que essas ações são importantes porque geram autoestima e autoconfiança nos jovens.
“Essas ações reforçam o poder de liderança juvenil, e não criam barreiras como outras oportunidades criam quando se tratam de juventude periférica e em situação de vulnerabilidade. Essa experiência não tinha exigência de escolaridade, de experiência profissional, de idade, e nós conseguimos absorver um público que o mercado de trabalho muitas das vezes não consegue, o que faz com que esses jovens busquem alternativas empreendedoras. São jovens que têm muito potencial e que precisam apenas de alguns impulsos. Eu acredito que o ‘Ativa’ fortaleceu muito a liderança e protagonismo juvenil, além de ativar a rede, podendo chegar a diferentes territórios com ações, impactando outros jovens que não tiveram oportunidade de participar dos Jovens Construtores, mas que necessitam de oportunidades, de projetos, de programas que fortaleçam as suas potências.”
O ‘Ativa, Juventudes!’ contou com jovens de territórios como Campo Grande, Morro do Borel, Complexo do Alemão, Pavuna e Mangueira, e teve ações voltadas às crianças, com alimentação, sarau literário, teatro e brincadeiras, ao plantio de mudas e cuidado de uma horta comunitária, à dignidade menstrual, com distribuição de kit de cuidado para mulheres, roda de conversa em uma escola pública sobre meio ambiente, roda de conversa sobre saúde mental e autocuidado, roda cultural com artistas independentes, e oficina para trabalhar a autoestima de mulheres através de tranças.
O edital é voltado para a ativação da liderança juvenil em territórios como da Andréa Nogueira, que também coordenou o projeto. Com essa oportunidade de estar à frente da iniciativa, ela pôde compartilhar suas vivências e experiências com outros jovens.
“Eu também sou uma jovem de comunidade e tive a oportunidade de liderar o grupo de 10 jovens desse edital, incentivando-os a liderar e transformar suas próprias comunidades. Foi muito importante para mim pois, além de ser o primeiro que coordenei, tive a honra de trabalhar ao lado do Arthur, o que foi incrível! E o mais gratificante de tudo isso é perceber o quanto esses jovens estão gratos pelas experiências vividas, por explorarem novos horizontes e contribuírem ativamente para suas comunidades. Isso apenas reforça que estou no caminho certo.”
Confira fotos das ações realizadas:
Ana Caroline Cosme (Morro do Borel)
Ação desenvolvida: Um dia para crianças, alimentação, sarau literário, teatro e brincadeiras
Claudia Caroline de Brito do Nascimento (Complexo do Alemão)
Ação desenvolvida: Plantio de mudas e cuidado de uma horta comunitária
Evellyn Vitória de Carvalho Lopes (Pavuna)
Ação desenvolvida: Dignidade menstrual – Distribuição de kit de cuidado para mulheres do seu território
Gleicianne Christina dos Santos Nunes (29 de Março/Campo Grande)
Ação desenvolvida: Festa de dia das crianças em seu território
Heloisa Oliveira de Assis Paschoal (Pavuna)
Ação desenvolvida: Roda de conversa em uma escola pública sobre emergências climáticas
Hudson da Silva Pereira (Mangueira)
Ação desenvolvida: Roda de conversa sobre saúde mental e autocuidado em uma escola pública
Juliana Bógea do Carmo (Pavuna)
Ação desenvolvida: Roda de conversa sobre saúde mental e autocuidado
Pâmella Gabriel dos Santos (Pavuna)
Ação desenvolvida: Roda cultural com artistas independentes
Thayane Cristine Carvalho (Morro do Borel)
Ação desenvolvida: Festa de dia das crianças em seu território
Thaysha de Oliveira (Complexo do Alemão)
Ação desenvolvida: Oficina para trabalhar a autoestima de mulheres através de tranças