
Como Funciona
Comunidades saudáveis são aquelas em que seus moradores buscam melhorar seu ambiente físico e a vida social, cultural e econômica, assumindo um papel ativo na solução dos principais problemas e na conquista dos direitos e bens sociais. Se caracterizam pelo cuidado consigo e com o outro, pela solidariedade, pelo enfrentamento coletivo dos problemas, pela busca da equidade e da qualidade de vida para todos.
A RCS e o Cedaps
A RCS é uma iniciativa do Cedaps, que se apresenta como entidade geradora e se compromete a trabalhar pela consolidação e fortalecimento deste movimento por saúde nas comunidades populares do Rio de Janeiro.
O Cedaps atua como uma referencia técnica articulando e canalizando seus recursos, projetos e parcerias institucionais para associações integrantes da RCS, sempre que possível.
Capacita os grupos para o desenvolvimento das ações locais, articula ações integradas entre seus membros, fortalece a rede para negociação com o poder publico e o setor privado, e amplia a visibilidade do trabalho e das causas do movimento popular organizado.
A equipe técnica do Cedaps propõe dinâmicas participativas e dialógicas para capacitar os participantes a definir, priorizar e analisar problemas e recursos disponíveis, e em seguida elaborar, implementar e avaliar projetos de ação. Sistematiza, avalia e divulga os projetos; promove a construção de redes, a torça de experiências e a replicação e expansão quando adequado.
Objetivos do CEDAPS em aliança com a RCS
- fortalecer cada uma das iniciativas, grupos e organizações comunitárias de base, através da capacitação, sistematização das ações, encontros e troca de experiências
- reforçar as capacidades deste movimento social para defesa do direito à saúde e para negociação de programas e políticas públicas saudáveis para seus territórios
- aumentar a visibilidade das ações positivas e saudáveis realizadas com a participação de integrantes da RCS
Quem participa da Rede de Comunidades Saudáveis
Organizações, grupos e iniciativas institucionalizadas ou não atuantes em favelas, periferias, conjuntos habitacionais, quilombos e demais espaços populares que implementam ações voltadas a promoção da saúde e façam adesão formal a Carta de Princípios da RCS.
Clique aqui e leia a Carta na íntegra.
Como a Rede de Comunidades Saudáveis funciona
Garantindo espaços de encontro entre os participantes e favorecendo a troca de experiências e a construção de ações coletivas, através de:
- Reuniões gerais, locais e regionais
- Construção de planos de promoção da saúde locais e regionais
- Oficinas e Capacitações
- Encontros, Seminários, Simpósios, Conferências
- Boletim, Internet, comunicação com a mídia, campanhas de publicidade
- Comitês temáticos e estratégicos
- Ações conjuntas, campanhas
- Pesquisas e publicações
O principal ponto de encontro da RCS Nacional é o seminário “Fala, Comunidade”.
Durante a 15ª edição do evento foi lançado o catálogo “Ideias D’Agente”- Catalogo de estratégias comunitárias de prevenção das DST/Aids. Produzido a partir da convivência diária do Cedaps com as comunidades, e com apoio do projeto Comunidades Sem Tuberculose, o material aborda experiências de líderes comunitários e agentes promotores de saúde que utilizam inúmeras estratégias para desenvolver ações de prevenção e cuidado frente à Tuberculose e à Epidemia de DST/Aids, no cotidiano comunitário. Clique aqui e acesse o material!
Conheça os Polos da RCS nos estados brasileiros. Acesse o Mapa!
Boletins Rede de Comunidades Saudáveis:
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Veja algumas fotos da Rede de Comunidades Saudáveis: