Conselho, Direção e Coordenação

Nilza Rogéria Nunes⠀

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) com estágio doutoral na University of Dundee – Scotland – UK; Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social/Instituto de Psicologia (UFRJ) e Graduada em Serviço Social (UFRJ). Atualmente é professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ); da Universidade Veiga de Almeida (UVA) e do Instituto Superior de Educação Pró Saber em cursos de graduação e pós-graduação. Membro do Social Dimension of Health Institute at the University of Dundee – Scotland- UK. Coordenadora técnica do Centro de Promoção da Saúde – CEDAPS – atuando em favelas e periferias com foco na promoção da saúde urbana, garantia de direitos e equidade no período de 2002 a 2014.  Consultora para diagnóstico social; projetos sociais participativos; monitoramento e avaliação. Tem experiência na área de Saúde Coletiva com ênfase em Promoção da Saúde, Movimentos Sociais e Desenvolvimento Territorial, atuando principalmente nos seguintes campos: desenvolvimento comunitário, promoção da saúde, comunidades saudáveis, lideranças femininas e direitos humanos.

Daniel Becker⠀

Médico pediatra com Residência em Pediatria pela UFRJ e Mestre em Saúde Pública pela ENSP – FIOCRUZ. Participou de inúmeros cursos e treinamentos no Brasil e exterior, incluindo dois anos na França. É pioneiro no Brasil da Pediatria Integral: uma prática voltada para o bem-estar e o desenvolvimento pleno da criança, que amplia o olhar e o cuidado para não apenas tratar e prevenir doenças, mas promover a qualidade de vida da criança e da família.

Na saúde pública, Daniel trabalhou um ano como pediatra da organização Médicos sem Fronteiras na Tailândia (1988), e ao retornar ao Brasil, voltou à UFRJ e fundou o Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS), ONG do Rio de Janeiro que se tornou referência nacional em intervenção e pesquisa nos campos de Promoção da Saúde, prevenção do HIV/Aids e desenvolvimento comunitário, atuando em centenas de comunidades populares. Ali participou da criação da Rede de Comunidades Saudáveis, que congrega mais de 160 grupos de lideranças em favelas e periferias pelo Brasil, construindo uma saúde melhor para seus moradores. Hoje atua como Conselheiro da organização. Foi pioneiro e co-criador do Programa de Saúde da Família, hoje a principal ação do Ministério da Saúde. É colaborador do UNICEF e da Organização Mundial da Saúde, palestrante e consultor de fundações e empresas nas áreas de Saúde e Sustentabilidade. Já esteve a trabalho em 22 países.

Maria Cristina Salomão⠀

Assistente social, professora da PUC e UFRJ. Salomão é membro do Conselho Consultivo do CEDAPS e da Comissão de Políticas Públicas do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA-RJ) e foi agraciada com prêmio “20 anos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

Luciana Borges⠀

Médica pediatra e de família, doutora em saúde da criança e da mulher pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e professora adjunta da Universidade Estácio de Sá e da UERJ.

Sergio Meresman⠀

Psicanalista (Universidade Nacional de Rosário, Argentina) e Mestre em Saúde Comunitária (Universidade de Liverpool, Inglaterra). Ele serve como um consultor para vários governos internacionais e na implementação de programas de saúde e agências de desenvolvimento. Atualmente é coordenador do Curso Internacional sobre Promoção da Saúde, que oferece a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (FLACSO, Argentina), professor do Mestrado em Saúde Coletiva da Universidade de Entre Rios (Argentina) e convidou o Professor Mestre de ofertas de Saúde Pública o Consórcio Europubhealth através da Escola Andaluza de Saúde Pública (EASP) de Espanha e Cracóvia (Polónia).

Coordenador de Projetos do Instituto Interamericano sobre Deficiência e Desenvolvimento Inclusivo (IIDI) está direcionado ao estudo e desenvolvimento de programas de promoção da saúde com foco em crianças, jovens e mulheres com deficiência. Suas publicações mais recentes nesta área incluem

Kátia Edmundo⠀

-⠀Diretora Executiva

Possui doutorado em Psicossociologia de Comunidade e Ecologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), graduação em Psicologia pela Universidade Gama Filho (1987) e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2000); Especialização em Psicopedagogia Diferencial pela PUC-Rio e em Saúde Mental pelo IPUB/Rio de Janeiro. Atualmente é Diretora Executiva do Centro de Promoção da Saúde (CEDAPS) e Professora Adjunta I no Mestrado Profissional em Saúde da Família (UNESA).

Ocupa o cargo de Coordenação Executiva da Associação Brasileira Interdisciplinar de Aids (ABIA). Realiza consultorias nacionais e internacionais de formação, supervisão de estágio, facilitação de oficinas de formação e implementa estudos e pesquisas nos campos da promoção da saúde e desenvolvimento comunitário. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, Movimentos Sociais e Desenvolvimento, atuando principalmente nos seguintes campos: desenvolvimento comunitário, prevenção das IST/Aids, promoção da saúde e educação.

Maria do Socorro Vasconcelos⠀

-⠀Diretora Executiva e Financeira

Formada em Economia pela Universidade Católica de Pernambuco. Membro da Direção Executiva do CEDAPS desde 1995, atua na gestão de programas sociais, desenvolvimento institucional, concepção, elaboração, implantação e avaliação de projetos. Possui experiência na captação e gestão de recursos financeiros, técnicos e humanos; Articulação e estabelecimento de parcerias junto às organizações governamentais, privadas nacionais e internacionais, não-governamentais e acadêmicas.

Nerice Ventura⠀

-⠀Coordenadora da Frente de Serviços Públicos

Graduação em Biologia, especialista em Políticas Públicas, com ênfase em saúde coletiva, nas áreas de Atenção Básica, Promoção da Saúde, Vigilância em Saúde e Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas. Atuou entre 2003 e 2018 como gestora no nível estadual e municipal do Sistema Único de Saúde.

Possui Especialização em Planejamento Estratégico e Gestão pela Saúde na PUC/MG, Gestão da Vigilância Sanitária pelo Instituto Sírio Libanês e cursa especialização em Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas na Fundação João Pinheiro.

Atua no Centro de Promoção da Saúde desde 2014, com experiência em desenho, implementação e monitoramento de projetos sociais na área da saúde coletiva.  Atualmente exerce a função de Coordenação Técnica do Programa Ciclo Saúde onde desenvolve as funções de assistência executiva a Supervisão Técnica do Programa, gestão de processos e fluxos de atuação da equipe; coordenação da implementação do Programa e as atividades previstas em suas Frentes de Atuação.

Melissa Abla⠀

-⠀Coordenadora da Frente de Juventude e Coordenadora Nacional do Programa Jovens Construtores

Wanda Lucia Branco Guimarães⠀

-⠀Coordenadora Geral CEDAPS e Coordenadora da Frente de Prevenção e Cuidado

Assistente Social, formada pela Escola de Serviço Social UFRJ, pós-graduada no Curso de Especialização Latu Sensu em Políticas Sociais pela UERJ. Realizou o Curso de Extensão Universitária: Saúde, Comunidade e Cultura Local: a perspectiva antropológica, promovido pelo EICOS/UFRJ e formação no I Curso Sustentos epistemológicos, teóricos y aportes metodológicos y prácticos para su apropiación emancipadora – Programa Latinoamericano de Apoyo a la Sistematización de Experiencias/ SECEAAL.

Co- fundadora e Membro da Equipe de Coordenação Geral do CEDAPS, Facilitadora da Metodologia Construção Compartilhada de Soluções Locais, com experiência profissional no desenvolvimento de ações com foco no território nas áreas de direitos humanos, educação, promoção da saúde, assistência social, prevenção das DST/Aids e Tuberculose, atuando em comunidades populares através do desenvolvimento de metodologias e execução de projetos que contribuem para promoção da saúde, garantia de direitos e equidade.