Jovens Construtores inaugura mais duas turmas na comunidade da Tijuca
Recebendo oficinas diversas que abordam temas desde a promoção da saúde até a construção civil, o programa Jovens Construtores é uma iniciativa da YouthBuild Internacional, implementado no Brasil pelo CEDAPS, que pretende, além da formação profissional, fazer com que os jovens dessas comunidades sejam capazes de produzir mudanças pessoais, familiares e comunitárias. Iniciado no Borel em maio desse ano com uma turma, o projeto, que já conta com três edições realizadas em diferentes comunidades, inaugurou mais duas turmas de jovens da comunidade do Morro do Borel, no primeiro dia de agosto.
Inauguradas pelo Instituto de Cidadania da Unidos da Tijuca, organização de base comunitária parceira do projeto e responsável pela realização local, as turmas 2 e 3 foram apresentadas ao programa e já começaram as atividades com o CIEE-RJ (Centro de Integração Empresa Escola). Ao receberem o material de apoio, os alunos puderam fazer perguntas a respeito do Jovens Construtores e foram recebidos pelas equipes do CEDAPS e do Instituto de Cidadania da Unidos da Tijuca, que irão acompanhá-los durante todo o processo.
Além da apresentação da nova turma, na tarde de lançamento, os jovens da primeira turma do Borel e também do Conselho de Jovens do programa, conversaram com os novos participantes e falaram sobre o aprendizado e sobre o curso. Alice Agapito e Lucas Lopes, que fazem parte do Conselho de Jovens do programa, contaram um pouco sobre suas experiências com o Jovens Construtores e, pensando na importância do Conselho no diálogo entre os jovens, Lucas disse:“o protagonismo do jovem é importante, sempre colocam outras pessoas para falar sobre o que nós passamos, mas através do conselho somos nós, jovens, que falamos com os outros jovens“.
Superintendente do CIEE, Paulo Pimenta, também esteve presente no lançamento e comentou com os jovens sobre a instituição e como o CIEE atua com os programas de estágios e cursos, a fim de promover a colocação dos jovens no mercado de trabalho.
O programa Jovens Construtores já foi implementado nas comunidades 29 de março (Campo Grande), Complexo do Alemão e Morro dos Prazeres respectivamente. Para essa edição no Morro do Borel, com foco na formação de jovens na área da construção civil, a organização conta com a parceria do Instituto de Cidadania da Unidos da Tijuca e as oficinas são oferecidas por parcerias, como o CIEE e o SECONCI.