Os Agentes de Prevenção, membros da comunidade que ajudam no enfrentamento da epidemia, podem conseguir a atenção de populações que, por diversas razões – desconfiança em relação a figuras de autoridade e do poder público, histórico de discriminações e violências – não seriam alcançadas. O entendimento, por parte dos agentes, do contexto, cultura, sensibilidades e vulnerabilidades dos moradores daquele território, é um grande trunfo dessa estratégia.
Campo do América, em Mesquita; Vila Tiradentes, em São João de Meriti; Morro do Chapéu, em Nova Iguaçu; Maurimárcia, em Magé, e Complexo da Penha, Morro do Borel, Morro dos Macacos, Batan, Complexo da Maré, Morro dos Prazeres, Complexo do Alemão, Rio das Pedras, Morro do Urubu, Jardim Palmares, Mato Alto; no Rio de Janeiro, estão na lista de locais atendidos pelo projeto.
Iniciativas e Mobilizações
Afirmando Vozes e Identidades
O projeto Afirmando Vozes e Identidades (AVI) foi realizado em 2011 pelo Grupo Conexão G na comunidade da Maré no Rio de Janeiro e teve como foco a prevenção das IST/HIV, a partir de um novo modelo de intervenção em grupo: a metodologia “Muitos homens, muitas vozes” (3MV), validada na iniciativa piloto do Departamento de DST/AIDS/HV.
Confira os materiais da campanha de prevenção:
Folders
Cartazes