Notícias

A metodologia do Mapa Falante do Cedaps recebe o Prêmio Periferia Viva 2025

O Cedaps foi reconhecido nacionalmente no Prêmio Periferia Viva com a Metodologia do Mapa FalanteConstrução Compartilhada de Soluções Locais. O Mapa Falante integra a tecnologia social que o Cedaps desenvolve há mais de vinte anos, que articula saberes comunitários e conhecimentos técnicos no mapeamento de dados, desafios e potencialidades dos territórios populares para a construção de diagnósticos e soluções locais.

O Prêmio Periferia Viva é uma iniciativa do Ministério das Cidades, por meio da Secretaria Nacional de Periferias, e tem como objetivo reconhecer, valorizar e premiar iniciativas em andamento que enfrentam as desigualdades socioespaciais e contribuem para a transformação dos territórios periféricos em todo o país. O Cedaps foi reconhecido no eixo de assessorias técnicas, que reúne iniciativas desenvolvidas por organizações que oferecem apoio técnico e metodológico a comunidades periféricas. Neste eixo, o Cedaps alcançou o 9º lugar na classificação geral nacional e o 1º lugar na Região Sudeste.

Um dos exemplos utilizados para apresentar e explicar a metodologia que recebeu o Prêmio Periferia Viva foi a aplicação do Mapa Falante no Morro dos Prazeres, localizado no bairro de Santa Teresa (RJ). Parte de um processo de construção compartilhada entre jovens moradores do Morro dos Prazeres, lideranças comunitárias e equipe técnica, o Mapa Falante permitiu que a comunidade mapeasse riscos socioambientais e pontos críticos relacionados à coleta de lixo e riscos de deslizamento de encostas.

A iniciativa incluiu o mapeamento aéreo utilizando pipas com câmeras digitais acopladas e fotografias. A partir deste mapeamento, foram realizadas ações de mobilização comunitária e incidência política, em diálogo com o poder público, como o projeto reciclAção, que articula geração de renda e promoção da saúde. Como resultado, serviços municipais atuaram em áreas de risco identificadas pelos moradores, realizando coleta de lixo e a construção de barreiras em áreas com risco de deslizamento. Essas ações evidenciam os impactos concreto da metodologia Mapa Falante no dia a dia de territórios populares.

A participação no Prêmio Periferia Viva foi resultado de um esforço coletivo de diferentes equipes do Cedaps  e reafirma o compromisso institucional da organização com práticas colaborativas, participativas e territorializadas.

Siga o Instagram do Cedaps e confira o site do Mapa Falante para acompanhar os próximos projetos.