CEDAPS | Centro de Promoção da Saúde

MENU MENU

Rede de Comunidades Saudáveis

Articulação Nacional de Comunidades Promotoras da Saúde

Rio de Janeiro

Acre

Matro Grosso

Goiás

São Paulo

Minas Gerais

Bahia

Alagoas

Rio Grande do Norte

image/svg+xml
Loading

Como Funciona

Comunidades saudáveis são aquelas em que seus moradores buscam melhorar seu ambiente físico e a vida social, cultural e econômica, assumindo um papel ativo na solução dos principais problemas e na conquista dos direitos e bens sociais. Se caracterizam pelo cuidado consigo e com o outro, pela solidariedade, pelo enfrentamento coletivo dos problemas, pela busca da equidade e da qualidade de vida para todos.

A RCS e o Cedaps

A RCS é uma iniciativa do Cedaps, que se apresenta como entidade geradora e se compromete a trabalhar pela consolidação e fortalecimento deste movimento por saúde nas comunidades populares do Rio de Janeiro.

O Cedaps atua como uma referencia técnica articulando e canalizando seus recursos, projetos e parcerias institucionais para associações integrantes da RCS, sempre que possível.

Capacita os grupos para o desenvolvimento das ações locais, articula ações integradas entre seus membros, fortalece a rede para negociação com o poder publico e o setor privado, e amplia a visibilidade do trabalho e das causas do movimento popular organizado.

A equipe técnica do Cedaps propõe dinâmicas participativas e dialógicas para capacitar os participantes a definir, priorizar e analisar problemas e recursos disponíveis, e em seguida elaborar, implementar e avaliar projetos de ação. Sistematiza, avalia e divulga os projetos; promove a construção de redes, a torça de experiências e a replicação e expansão quando adequado.

Objetivos do CEDAPS em aliança com a RCS

  • fortalecer cada uma das iniciativas, grupos e organizações comunitárias de base, através da capacitação, sistematização das ações, encontros e troca de experiências
  • reforçar as capacidades deste movimento social para defesa do direito à saúde e para negociação de programas e políticas públicas saudáveis para seus territórios
  • aumentar a visibilidade das ações positivas e saudáveis realizadas com a participação de integrantes da RCS

Quem participa da Rede de Comunidades Saudáveis

Organizações, grupos e iniciativas institucionalizadas ou não atuantes em favelas, periferias, conjuntos habitacionais, quilombos e demais espaços populares que implementam ações voltadas a promoção da saúde e façam adesão formal a Carta de Princípios da RCS.

Como a Rede de Comunidades Saudáveis funciona

Garantindo espaços de encontro entre os participantes e favorecendo a troca de experiências e a construção de ações coletivas, através de:

  • Reuniões gerais, locais e regionais
  • Construção de planos de promoção da saúde locais e regionais
  • Oficinas e Capacitações
  • Encontros, Seminários, Simpósios, Conferências
  • Boletim, Internet, comunicação com a mídia, campanhas de publicidade
  • Comitês temáticos e estratégicos
  • Ações conjuntas, campanhas
  • Pesquisas e publicações

O principal ponto de encontro da RCS Nacional é o seminário “Fala, Comunidade”.

Durante a 15ª edição do evento foi lançado o catálogo “Ideias D’Agente”- Catalogo de estratégias comunitárias de prevenção das DST/Aids. Produzido a partir da convivência diária do Cedaps com as comunidades, e com apoio do projeto Comunidades Sem Tuberculose, o material aborda experiências de líderes comunitários e agentes promotores de saúde que utilizam inúmeras estratégias para desenvolver ações de prevenção e cuidado frente à Tuberculose e à Epidemia de DST/Aids, no cotidiano comunitário. Clique aqui e acesse o material!

Conheça os Polos da RCS nos estados brasileiros. Acesse o Mapa!