CEDAPS | Centro de Promoção da Saúde

MENU MENU

Rede de Comunidades Saudáveis

Articulação Nacional de Comunidades Promotoras da Saúde

Conheça os Polos da RCS. Acesse o Mapa!

image/svg+xml
Loading

Como Funciona

Comunidades saudáveis são aquelas em que seus moradores buscam melhorar seu ambiente físico e a vida social, cultural e econômica, assumindo um papel ativo na solução dos principais problemas e na conquista dos direitos e bens sociais. Se caracterizam pelo cuidado consigo e com o outro, pela solidariedade, pelo enfrentamento coletivo dos problemas, pela busca da equidade e da qualidade de vida para todos.

A RCS e o Cedaps

A RCS é uma iniciativa do Cedaps, que se apresenta como entidade geradora e se compromete a trabalhar pela consolidação e fortalecimento deste movimento por saúde nas comunidades populares do Rio de Janeiro.

O Cedaps atua como uma referencia técnica articulando e canalizando seus recursos, projetos e parcerias institucionais para associações integrantes da RCS, sempre que possível.

Capacita os grupos para o desenvolvimento das ações locais, articula ações integradas entre seus membros, fortalece a rede para negociação com o poder publico e o setor privado, e amplia a visibilidade do trabalho e das causas do movimento popular organizado.

A equipe técnica do Cedaps propõe dinâmicas participativas e dialógicas para capacitar os participantes a definir, priorizar e analisar problemas e recursos disponíveis, e em seguida elaborar, implementar e avaliar projetos de ação. Sistematiza, avalia e divulga os projetos; promove a construção de redes, a torça de experiências e a replicação e expansão quando adequado.

Objetivos do CEDAPS em aliança com a RCS

  • fortalecer cada uma das iniciativas, grupos e organizações comunitárias de base, através da capacitação, sistematização das ações, encontros e troca de experiências
  • reforçar as capacidades deste movimento social para defesa do direito à saúde e para negociação de programas e políticas públicas saudáveis para seus territórios
  • aumentar a visibilidade das ações positivas e saudáveis realizadas com a participação de integrantes da RCS

Quem participa da Rede de Comunidades Saudáveis

Organizações, grupos e iniciativas institucionalizadas ou não atuantes em favelas, periferias, conjuntos habitacionais, quilombos e demais espaços populares que implementam ações voltadas a promoção da saúde e façam adesão formal a Carta de Princípios da RCS.

Clique aqui e leia a Carta na íntegra.

Como a Rede de Comunidades Saudáveis funciona

Garantindo espaços de encontro entre os participantes e favorecendo a troca de experiências e a construção de ações coletivas, através de:

  • Reuniões gerais, locais e regionais
  • Construção de planos de promoção da saúde locais e regionais
  • Oficinas e Capacitações
  • Encontros, Seminários, Simpósios, Conferências
  • Boletim, Internet, comunicação com a mídia, campanhas de publicidade
  • Comitês temáticos e estratégicos
  • Ações conjuntas, campanhas
  • Pesquisas e publicações

O principal ponto de encontro da RCS Nacional é o seminário “Fala, Comunidade”.

Durante a 15ª edição do evento foi lançado o catálogo “Ideias D’Agente”- Catalogo de estratégias comunitárias de prevenção das DST/Aids. Produzido a partir da convivência diária do Cedaps com as comunidades, e com apoio do projeto Comunidades Sem Tuberculose, o material aborda experiências de líderes comunitários e agentes promotores de saúde que utilizam inúmeras estratégias para desenvolver ações de prevenção e cuidado frente à Tuberculose e à Epidemia de DST/Aids, no cotidiano comunitário. Clique aqui e acesse o material!

Conheça os Polos da RCS nos estados brasileiros. Acesse o Mapa!

Boletins Rede de Comunidades Saudáveis:

Boletim-1 Boletim-2 Boletim-3
Boletim-4 Boletim-5 Boletim-6
Boletim-7 Boletim-8 Boletim-1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Veja algumas fotos da Rede de Comunidades Saudáveis: