CEDAPS | Centro de Promoção da Saúde

MENU MENU

Projetos

Reciclação

Iniciativa tem como proposta criar ciclo autossustentável de reciclagem e investimento no desenvolvimento da comunidade.

Base Reciclacacao.jpg
1.jpg
2.jpg
3.jpg
4.jpg
7.jpg
10.JPG
9.JPG
13.JPG
12.JPG
18.jpg
17.jpg

O ReciclAção é um projeto de coleta seletiva e reciclagem com ênfase na mobilização comunitária, lançado no dia 23 de março de 2013, com o objetivo contribuir com a erradicação dos riscos socioambientais do Morro dos Prazeres, em Santa Teresa.

O projeto segue as diretrizes da Lei 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. A lei adota o conceito de responsabilidade compartilhada, em que diversos setores da sociedade – o poder público, empresas e consumidores – têm deveres a cumprir para que os resíduos tenham destinação final adequada: sempre que possível, a reutilização ou reciclagem.

A proposta do projeto é a criação de um ciclo autossustentável de reciclagem e investimento no desenvolvimento da comunidade. A partir da mobilização comunitária, o projeto recebe a doação de materiais recicláveis descartados pelos moradores. A receita gerada com a venda desses materiais é usada para manter a operação do projeto e, também, investir em programas de educação e conscientização ambiental construídos com a própria comunidade.

A Estação de Coleta ReciclAção está implantada no Morros do Prazeres e é gerida pela articuladora local Cris dos Prazeres (Zoraide Gomes), os agentes de reciclagem Roberto da Silva Gomes, Celia Reguba da Silva e Orlando Bernardo da Silva, as educadoras Tatiana Correia da Silva e Mariana Gomes Correia e conta ainda com agentes jovens de Reciclagem na mobilização das famílias.

Muitos eventos e encontros comunitários tornam o projeto dinâmico e em permanente integração com a cultura local. O projeto é coordenado de modo coletivo por um Grupo de Trabalho (GT), formado por diferentes parceiros técnicos e estratégicos oriundos de instâncias comunitárias, organizações não governamentais, organizações governamentais, instituto de investimento social e empresas, como CEDAPS, Instituo BRF, BRF, COMLURB, Equilíbrio Sustentável, Instituto Pólen, Grupo PROA, BRASIL PET e Recicoleta/Tetra Pak; Instituto Pereira Passos/RIO+SOCIAL, Instituto Estadual do Ambiente – Inea/Secretaria de Estado do Ambiente – SEA, SECONSERVA e Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SMAC/Coordenadoria de Resíduos Sólidos -CRS.

O Projeto ReciclAção é certificado pelo Banco de Tecnologia Social, da Fundação Banco do Brasil. Veja clicando aqui.

pontilhado

Confira alguns vídeos sobre o projeto:

Reciclação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Publicações:

Banners
Banner Fotos Reciclação - 210x280Banner 210x280
Cartaz
Banner 210x280
Filipeta
filipetafilipeta
Conteúdo para Facebook
Dia Mundial do Meio Ambiente - 5-06Torcida Reciclação
Relatório de Impacto Ambientais
Relatório de gestão copy p2

 

pontilhado

Acompanhe o Reciclação nas Redes Sociais:

facebook reciclação

NOTÍCIAS RELACIONADAS

300x300_3
Comunidades Sem Tuberculose
Gal - Realengo
Comunidades Sem Tuberculose
Tia Angélica  - Duque de Caxias
Comunidades Sem Tuberculose
Rose - magé
Comunidades Sem Tuberculose

NESTA SEÇÃO