CEDAPS | Centro de Promoção da Saúde

MENU MENU

Projetos

Ciclo Saúde

Cooperação Técnica para o fortalecimento da Atenção Básica e da Promoção da Saúde em Municípios Brasileiros

Base Ciclo Saude.jpg
1.jpg
2.JPG
3.JPG
4.JPG
6.JPG
5.JPG
7.JPG
8.JPG
9.JPG
10.JPG
User comments
4a.JPG
6a.JPG
5a.JPG
9a.JPG

O Ciclo Saúde é uma iniciativa da Fundação Vale em parceria com o CEDAPS – Centro de Promoção da Saúde e a Universidade Estácio de Sá (Mestrado em Saúde da Família e ADITEC/Estácio).

O projeto tem como objetivo contribuir para adoção de estratégias e metodologias voltadas à promoção da saúde e o aperfeiçoamento das condições de trabalho técnico e materiais da equipe de estratégia Saúde da Família, presentes em municípios dos estados do Pará, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso e Espírito Santo.

O projeto implementa um Ciclo de Formação e fomento a ações locais qualificadas de promoção da saúde com ênfase na educação em saúde; na participação social e no enfrentamento aos determinantes sociais da saúde.

Dois eixos complementares configuram a formação de até 100 horas oferecidas aos municípios em forma de um Curso de Extensão Social:

  • Formações Presenciais – Oficinas Participativas em cada uma das unidades de saúde integrantes do projeto
  • Formações à Distância – Ambiente Virtual de Aprendizagem com acesso restrito aos participantes

A Equipe Técnica e de Facilitadores é composta por enfermeiros, dentistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos e biólogos além de profissionais qualificados para a gestão de projetos de responsabilidade social.

Todas as ações são registradas, monitoradas e analisadas por pesquisadores e alunos do mestrado em Saúde da Família da Estácio de Sá.

pontilhado

Confira o vídeo sobre o projeto:

pontilhado

Publicações:

Banner                          
Banner 70x110cm
Boletim 
Boletim Ciclo Saúde v2.indd
Parceira: Iniciativa:
Estácio Fundação Vale

pontilhado

Ciclo Saúde nas Redes Sociais

https://www.flickr.com/photos/128584577@N05/?deleted=15635701227


ead2

 

 

Projeto Ser Criança

Outro projeto realizado pelo CEDAPS e pela Fundação Vale foi o Ser Criança, que tinha como principal objetivo a promoção da saúde de crianças de 0 a 14 anos em comunidades da cidade de Canaã dos Carajás, no Sudeste do Pará, reduzindo os riscos à saúde delas, aumentando o acesso das famílias a informações pertinentes sobre cuidados básicos, serviços e programas de assistência existentes no município, e melhorando o funcionamento de organizações locais, serviços públicos e implementando políticas e programas voltados para saúde da criança.

Para alcançar esses objetivos, o projeto Ser Criança procura mobilizar e fortalecer diversos atores locais, capacitando pessoas e organizações para planejar e gerir projetos sociais, controlando recursos e formando redes. Essa proposta favorece a sustentabilidade das ações, respeitando as relações culturais, sociais e políticas no território.

São usados mapeamentos, consultas participativas e estudos técnicos para conhecer as particularidades da situação em que o território se encontra em relação à saúde infantil e ao desenvolvimento familiar e comunitário. A contribuição dos moradores é fundamental, pois é a partir desse conhecimento que se constroem as soluções para os desafios encontrados. É formado um comitê local que participa decisivamente de todas as etapas: no processo de identificar os problemas a serem enfrentados, para determinar o foco e o planejamento das ações, e no acompanhamento e constante desenvolvimento dos projetos com foco na promoção da saúde da criança. A metodologia Construção Compartilhada de Soluções Locais guiará o processo e um fundo de apoio as ações planejadas potencializará a promoção da saúde local.

Publicações do Ser Criança

Cartaz
Cartaz Ser Criança - A3 - v2_
Banner
Banner 80x120 - v2_

NOTÍCIAS RELACIONADAS

300x300_3
Comunidades Sem Tuberculose
Gal - Realengo
Comunidades Sem Tuberculose
Tia Angélica  - Duque de Caxias
Comunidades Sem Tuberculose
Rose - magé
Comunidades Sem Tuberculose
Notícias logos - 300x300
Rede de Comunidade Saudáveis

NESTA SEÇÃO