Notícias

Artigo do Comitê Gestor do Alemão é finalista do Prêmio Sérgio Arouca

A experiência de atuação participativa no Morro do Alemão através do Comitê Gestor “Acreditando Dá Certo” ficou entre os 10 finalistas que concorrem ao Prêmio Sérgio Arouca – edição 2007. A premiação é feita pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde como forma de reconhecer e dar visibilidade às várias experiências bem sucedidas em gestão participativa no Sistema Único de Saúde (SUS), em todo Brasil.

O artigo, escrito pelos moradores e profissionais que atuam no Comitê, expõe os principais resultados desta parceria, como a formação do condomínio comunitário do Morro do Alemão, a realização de passeios com portadores de transtorno mental e crianças da comunidade a pontos turísticos do município do Rio, e ainda, a montagem e as exibições de uma peça teatral, cujo tema (autocuidado e higiene pessoal) contribuiu para a redução de casos de escabiose na comunidade.

O Comitê Gestor foi formado em junho de 2005 no seminário “Construção Compartilhada de Soluções em Saúde”, realizado pelo CEDAPS. Na ocasião, mais três comitês de outras comunidades do Complexo do Alemão foram formados: Adeus, Baiana e Esperança. No II seminário, em outubro do mesmo ano, mais de 20 projetos foram elaborados pelo Comitê do Alemão como forma de “pulverizar” a comunidade com várias ações que contribuíssem para a qualidade de vida local. Duas das três iniciativas apontadas pelo artigo foram projetadas neste seminário.

O resultado final será divulgado no dia 18 de junho e a premiação dos cinco finalistas acontecerá no mês seguinte, em Brasília.

(Publicado em 23-05-07)