Notícias

Seminário discute reciclagem e gestão de resíduos sólidos nas comunidades pacificadas do Rio

IMG_5140

 

O ReciclAção e outras iniciativas comunitárias de preservação do meio ambiente estiveram presentes no Seminário “Reciclagem e Gestão de Resíduos Sólidos nas comunidades pacificadas do Rio”, com stands para apresentar o trabalho que vêm realizando. O evento, que aconteceu entre os dias 8 e 12, no Museu de Arte do Rio – MAR, foi organizado pelo Instituto Pereira Passos e pela EPA, agência americana de proteção ambiental.

O seminário teve como foco projetos com a participação dos próprios moradores das comunidades. Até o coquetel para os convidados foi servido pelo Favela Orgânica, buffet da Babilônia/Chapéu Mangueira, que tem como proposta uma culinária sustentável que aproveita os alimentos em sua totalidade- talos, sementes, cascas- para conscientizar sobre o desperdício.

O ReciclAção é uma iniciativa com foco na reciclagem de resíduos sólidos, prioritariamente embalagens longa vida, PET e latas. O objetivo é contribuir com a erradicação dos riscos socioambientais no Morro dos Prazeres por meio da promoção da coleta seletiva, reciclagem, mobilização comunitária e da educação. Os materiais coletados são vendidos a empresas parceiras e o dinheiro é usado para a manutenção do projeto e melhorias na comunidade, criando um ciclo sustentável.