Notícias

“RECEBEMOS O FUTURO DE BRAÇOS ABERTOS” – Jovens do Borel concluem qualificação do Programa Jovens Construtores

Iniciativa pioneira no Morro do Borel formou 25 jovens para o mercado de trabalho e atuação na construção civil.

Jovens participantes do projeto com a equipe do CEDAPS e do Instituto da Cidadania Unidos da Tijuca
Jovens participantes do projeto com a equipe do CEDAPS e do Instituto da Cidadania Unidos da Tijuca

O sábado, dia 1 de outubro, foi dia de celebração para um grupo de jovens moradores do Morro do Borel. Com um sorriso nos rostos, figurino caprichado e a presença de pais, amigos, demais familiares e parceiros, 25 alunos que integraram a primeira turma do Programa Jovens Construtores receberam o tão aguardado Certificado de Conclusão do Curso, em cerimônia realizada na sede do Instituto de Cidadania Unidos da Tijuca, organização de base comunitária parceira na realização do JC na comunidade.

Parceiro do Programa e presente à cerimônia, Paulo Pimenta, superintendente executivo do CIEE Rio, reconhece a importância da iniciativa: “Esse curso materializa o sonho, que é colocar a mão na massa, realizar, produzir e fazer alguma coisa prática. Diferente de outros programas, no Jovens Construtores identificamos um resultado imediato”. Valéria Moreno, que é coordenadora de programas especiais do CIEE Rio, endossa as palavras de Paulo Pimenta e complementa – “a parceria com o CEDAPS / Programa Jovens Construtores veio agregar ao trabalho que já realizamos no CIEE Rio. Aliando teoria e prática, estimulando seu autoconhecimento e autoconfiança, conseguimos despertar nos jovens sentimentos de pertencimento e reconhecimento dos seus valores individuais”.

Cleide Melo é assistente de desenvolvimento profissional no CIEE Rio, foi professora da turma e escolhida pelos alunos como paraninfa. “Está sendo uma experiência incrível participar do Programa. É possível perceber, ao longo do curso, como os jovens vão se desenvolvendo. Posso dizer que nesse processo, com certeza, sou uma profissional melhor e uma pessoa melhor. Estou aprendendo muito com eles”.

A supervisora de qualificação profissional do Seconci Rio, Débora Morado, destaca como a parceria da instituição com o CEDAPS contribuiu com o programa Jovens Construtores – “Nós trouxemos a expertise que temos na área da construção civil e da segurança do trabalho, além do acesso que temos aos canteiros de obras. Por conta disso, conseguimos aproximar esses jovens ao mundo do trabalho e da indústria da construção civil. Acredito que há uma união de esforços, onde cada parceiro atua para atingir esses jovens de uma maneira positiva. E isso repercute na sociedade.”

Cerimônia de formatura-do Jovens Construtores Borel
Cerimônia de formatura-do Jovens Construtores Borel

Felipe Vieira, presidente do Instituto da Cidadania Unidos da Tijuca conduziu a Cerimônia de Formatura. E coube a Kátia Edmundo, diretora executiva do CEDAPS, uma breve apresentação da atuação do Programa Jovens Construtores e os resultados obtidos até aqui. Sobre a edição Morro do Borel, Kátia afirmou: “Foi muito importante termos a parceria do Instituto de Cidadania Unidos da Tijuca, que se afina com os propósitos do programa. Agora temos um compromisso, que é continuar gerando oportunidades. Queremos que estudem mais e possam dar continuidade ao seu aperfeiçoamento. Queremos contribuir para que cada um aqui continue crescendo”.

​O professor Luís Carlos Leandro, responsável pelas aulas de técnica de mosaico e morador do Borel, falou da experiência no projeto. “Foi muito gratificante para mim e muito bom ensinar um pouco do que eu já sei para a turma. Moramos no mesmo lugar, mas através do Jovens Construtores, tive a oportunidade de conhecer e conviver com cada um de vocês”.

Também estiveram presentes à Formatura, os jovens que integram o Conselho dos Jovens Construtores. O aluno da edição Morro dos Prazeres, Hugo Sabino falou para os formandos e destacou a importância do Programa na sua vida – “O Jovens Construtores foi meu primeiro curso com um diploma. Isso me motivou buscar outros cursos de formação e me sinto grato por isso. Aqui é o final de uma etapa, de muitas que ainda virão.”

Certificados recebidos pelos participantes
Certificados recebidos pelos participantes

Brenda Cristina foi a oradora da turma e sintetizou bem o sentimento dos 25 jovens que se formavam naquele momento – “Nos tornamos uma família e temos orgulho de ser quem somos. Recebemos o futuro de braços abertos”. Dito isto, os formandos, um a um, passaram a receber seu Certificado.

​Felipe Vieira, presidente do Instituto da Cidadania Unidos da Tijuca, encerrou a cerimônia com uma mensagem para os parceiros e os formandos. “Quero agradecer a equipe, ao CEDAPS – uma parceria que mantenho há mais de 20 anos. Eu quero mandar um recado para os jovens. Essa casa foi feita para formar cidadãos. E estaremos aqui o tempo todo aqui para apoiar e acolher voces”.

A cerimônia de formatura do Programa Jovens Construtores Borel se encerrou com a apresentação de coreografia, dançada por um grupo de formandos e a aluna Michele apresentou uma canção para os convidados.

O Programa Jovens Construtores é uma tecnologia social voltada para a formação de jovens originalmente concebida pela organização YOUTHBUILD e implementada no Brasil pelo CEDAPS, com assessoria do YouthBuild International. Após realizar três edições pilotos nas comunidades 29 de Março, Complexo do Alemão e Morro dos Prazeres, o JC se consolidou como um programa, passando a atuar também no Morro do Borel e na Cidade de Deus.