Notícias

Oficina capacita líderes comunitários para divulgação e pesquisa do aplicativo “Clique 180”

bem-estar-womens-forum-violencia-mulher-68372

No dia 19 de novembro foi realizada na sede do CEDAPS a oficina “Clique 180 – Uso da tecnologia mobile no enfrentamento à violência contra mulheres”. Durante a oficina promovida em parceria com o programa Rio por Elas, foram mostradas as funções do aplicativo Clique 180 para que os representantes das comunidades possam divulgá-lo. Este trabalho é reconhecimento e valorizado pelas comunidades. Kelly Gregório: “precisamos de mais divulgação, é interessante trabalhar nas creches, em reuniões de pais e mestres, pois já se educam as crianças”!

Além de divulgar a ferramenta, as representantes comunitárias aplicarão uma “enquete” junto a serviços públicos, mulheres e meninas que já tiveram acesso ao aplicativo em sua primeira fase. A enquete tem como objetivo identificar pontos críticos e oportunidades para divulgação da rede de apoio e enfrentamento da violência contra a mulher.

O aplicativo possui um nome fantasia e uma tela de disfarce com o objetivo de não deixar visível no celular a finalidade do mesmo, preservando a integridade das usuárias e contribuindo para que as mulheres percam o medo de baixar o app.

O “Clique 180” traz informações sobre a Lei Maria da Penha, contatos de serviços públicos de atendimento a mulheres em situação de violência e um mapeamento de locais que oferecem riscos. Desenvolvida pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) em parceria com a ONU Mulheres e a Embaixada Britânica, a iniciativa contou com o apoio do CEDAPS para intermediar o contato com moradoras de comunidades, expostas a um cenário de violência muito complexo

Baixe aqui o aplicativo e tenha todo o conteúdo disponível em seu smartphone.

Confira entrevista com Nadine Gasman, representante da ONU Mulheres no Brasil, com explicação sobre como o aplicativo foi desenvolvido, a participação do CEDAPS nesse processo e em quais estatísticas ele foi baseado. Leia mais