Notícias

Jovem integrante da RCS cobre II Mostra Saúde e Prevenção nas Escolas

O jovem Mauro Santos, participante da Rede de Comunidades Saudáveis, integrou a equipe de repórteres da revista Viração durante a II Mostra Nacional Saúde e Prevenção nas Escolas, realizada em Brasília, de 01 a 03 de junho.

Mauro e outros 23 jovens de vários estados do Brasil foram convidados para fazer a cobertura jornalística do evento, desde a reunião de pauta até a redação do texto. Mauro sugeriu uma matéria sobre a participação de jovens soropositivos na Mostra, não somente como telespectadores, mas como ativistas e/ou protagonistas.

“Eu percebi que o número de jovens soropositivos participantes do programa não era pequeno e, ao mesmo tempo, avaliei que eles queriam ter mais presença nessas ações e não só ficarem no campo de beneficiado das mesmas. Daí surgiu essa pauta”, disse ele. A pauta foi aceita e os jovens repórteres fizeram uma série de entrevistas abordando a temática.

Mauro entrevistou um integrante da Associação Vida Positiva de São Paulo, que falou sobre a importância de se levantar a questão da prevenção da Aids com todas as pessoas e não só com as portadoras do vírus.

O jovem comentou: “Achei muito legal, enriquecedor, porque nunca tinha passado por essa experiência de trabalhar com comunicação e é legal porque você abre mais o leque de coisas que você sabe fazer. Acabou despertando meu interesse de, de vez em quando, fazer esse tipo de trabalho. Agora, eu e Kakau Moraes [outra integrante da RCS] vamos entrevistar pessoas na Parada Gay, que vai acontecer em setembro, no Rio”.

A entrevista foi publicada no número 35 da Viração, um projeto de educomunicação, que conta com a participação de jovens no conselho editorial e na produção da revista.

Publicado em 31-07-07