Notícias

Jovem construtora da Mangueira vai aos EUA participar de evento do Aspen Institute

Durante viagem, ela também conheceu a sede do YouthBuild Internationa, em Boston

IMG_1220

Simone Pontes, 23 anos, é uma das participantes da primeira turma do Programa Jovens Construtores na Mangueira. Ela foi selecionada pelo YouthBuild International para participar de um evento nos Estados Unidos, o Global Opportunity Youth Convening, do Aspen Institute, entre os dias 09 e 11 de outubro.

Em julho, o YBI entrou em contato com o CEDAPS, pedindo para que fosse feita uma seleção de jovens construtores brasileiros que pudessem participar do evento, obedecendo aos seguintes critérios: ter entre 20 e 24 anos, falar inglês, ser formado (a) ou estar participando do Jovens Construtores, com interesse em mudanças sociais e engajamento comunitário. Por falar inglês, que aprendeu por conta prórpia através de músicas, filmes e séries, Simone foi escolhida para ir ao EUA.

IMG_1213

Global Opportunity Youth Convening teve como objetivo falar sobre como os jovens são o potencial para o futuro e abordar como os projetos sociais têm sido fundamentais para o resgate desses jovens. Também falou sobre como jovens podem se tornar líderes e serem exemplos positivos para pessoas da mesma faixa etária e provocar neles perspectivas de mudança. Além de Simone, um jovem da Costa Rica e outro da Nicarágua estiveram presentes.

“Depois de participar, a minha vontade é de dar voz para os jovens daqui, o que importa é o agora, é a vontade do jovem de querer mudar daqui para frente e não o seu passado. A mudança é possível, é isso que eu quero passar”, comentou Simone.

IMG_1216

Ao todo, a jovem ficou cinco dias nos Estados Unidos. Em Aspen, para o evento, ela ficou dois dias. Depois, Simone voou para Boston, onde conheceu a sede do YouthBuild International e os jovens americanos que virão ao Brasil ainda esse ano, para um intercâmbio. Toda a equipe se apresentou para Simone e os jovens americanos destacaram que estão extremamente empolgados para a viagem. Simone, que está entre os jovens brasileiros que irão recepcionar os americanos no Brasil, fez uma atividade com eles sobre o Rio, onde apresentou sua perspectiva sobre a cidade. Ela contou que foi muito bem recebida e pode realizar o sonho de conhecer a Universidade de Harvard e a neve.

IMG_1230

“Eu falei para o Harrison (integrante da equipe do YouthBuild International que recebeu Simone), que eu não quero ser convidada novamente. Eu quero que outro jovem tenha a mesma oportunidade que eu tive, que outro jovem possa viver as mesmas experiências. Tive uma visão de um futuro possível, com pessoas acreditando no meu potencial, eu quero que outros jovens sintam isso”, finalizou a jovem.