Notícias

Em defesa da saúde do povo brasileiro

O CEDAPS – Centro de Promoção da Saúde, é uma organização da sociedade civil cuja missão é promover o fortalecimento de organizações, grupos e comunidades populares e contribuir para o aprimoramento de políticas públicas sustentáveis, inclusivas e saudáveis.

Vivemos nos dias de hoje um período de saúde pública delicado, emergencial e mundial com a pandemia do novo Coronavírus causador da doença Covid19, e que já se encontra em transmissão no nosso país. As principais instituições de saúde do mundo como, a Organização Mundial da Saúde (OMS),  estão unidas em esforços para conter a pandemia com indicações de medidas que são comprovadamente eficazes para o controle de disseminação da infecção, incluindo a quarentena, que está sendo adotada pelos países com casos de coronavírus registrados. Aqueles que demoraram a aderir a restrição de circulação já sofrem graves consequências com o colapso de seus sistemas de saúde. 

Na noite de ontem (24/03/2020), o Presidente da República Jair Bolsonaro, fez um pronunciamento em rede nacional que contraria as indicações das principais organizações de saúde do Brasil e do mundo, onde irresponsavelmente solicita aos cidadãos que retornem ao trabalho e as escolas retomem suas atividades. O CEDAPS, assumindo seu compromisso com a promoção da saúde, não tem poupado esforços para produção de conteúdo e assistência a nossa rede de organizações para enfrentar a pandemia, seguindo criteriosamente todas as indicações dos principais órgãos de saúde, e repudia veementemente a declaração do Presidente. 

Abaixo, o link da nota redigida pelo Pacto pela Democracia e assinada por diversas organizações brasileiras, incluindo o CEDAPS. E também o link da nota publicada pela ABRASCO – Associação Brasileira de Saúde Coletiva. 

>> Inconsequente e inaceitável

>> Bolsonaro, inimigo da saúde do povo