Notícias

Cinema, Pipoca e alegria na Rede de Comunidades Saudáveis

O mês de outubro marcou o início das sessões de cinema (e pipoca) para a Rede de Comunidades Saudáveis. Com esta iniciativa, o Cedaps pretende oferecer mais uma possibilidade de discutir a promoção da saúde, desta vez, através de filmes sobre temas variados.

O primeiro filme, exibido no dia 11 de outubro, foi Fala tu, documentário que retrata a vida de três rappers de comunidades do Rio na luta para sobreviver através de sua arte. Após assistirem ao filme, as lideranças presentes compartilharam suas impressões sobre as diferentes opiniões de cada personagem, as oposições entre playboy x morador de comunidade e entre funk e hip hop, entre outros.

Lúcia Bento, da comunidade de Mato Alto (Jacarepaguá), que integra o movimento hip hop, destacou a presença da personagem feminina e uma música sobre o papel dos negros na defesa de seus direitos. “Há poucas mulheres no hip hop e no filme colocou muito bem o espaço para as mulheres e puxou a história dos negros muito bem, com intensidade. (…) Temos que assumir nossa identidade: somos negros sim, moramos em comunidade sim”.

A próxima sessão – em novembro – trará o filme Doutores da Alegria.