Notícias

Chama na Solução: Jornada de CriAção

Após as etapas de mobilização e convocação para o edital do Chama na Solução Rio, os jovens convocados participaram de uma Jornada de CriAção para elaboração dos projetos que serão implementados nos seus territórios. A Jornada reuniu participantes de várias regiões periféricas do Rio de Janeiro, permitindo uma comunicação entre pares com atividades que estimularam o pensamento coletivo, buscando soluções para reduzir a distância entre os jovens mais vulneráveis e as oportunidades no mundo do trabalho.

Nesta etapa de CriAção foi utilizada a metodologia de design thinking, uma abordagem que busca soluções para os problemas de forma coletiva e colaborativa com atuação de quem vive o percalço no dia a dia. A dinâmica foi conduzida pela LAJE – uma plataforma de inovação – que nos apoiou como parceria técnica desde a preparação das diretrizes que foram aplicadas como base na Jornada até o desenvolvimento dos jovens para construção das ideias que serão colocadas em práticas futuramente nos projetos.

                                                             Ana Carolina Salomão (Coordenadora de Projetos de Inovação)

Os jovens foram divididos em cinco áreas territoriais com objetivo de facilitar o agrupamento das questões expostas pelos próprios participantes, identificando os problemas e as potencialidades dos territórios, possibilitando cada jovem resgatar na sua individualidade soluções para ultrapassar as barreiras que os impedem de alcançar as oportunidades de trabalho e construir na coletividade meios que possam aproximar a juventude de uma realidade mais acessível.

A próxima etapa do Chama na Solução será no dia 30 janeiro, onde os jovens vão apresentar os cinco projetos com as soluções que foram decididas coletivamente e posteriormente serão assessorados por mentores que os apoiarão na dinâmica de implementação dos projetos.

Saiba mais sobre oChama na Solução Rio”.

                                                                                                   Fotos: Fábio Caffé