Notícias

CEDAPS participa de evento no México e expõe os projetos que utilizam e disponibilizam dados abertos

Datos Abiertos en la Salud

A partir do convite do Open Knowledge Foundation, o CEDAPS participou, em outubro, na Cidade do México, da Conferencia Regional de Datos Abiertos en América Latina y el Caribe (ConDatos). O ConDatos é o evento mais importante em dados abertos na América Latina e no Caribe.

Sua primeira edição ocorreu no ano de 2013 em Montevidéu, Uruguai, e reuniu atores relevantes do campo da tecnologia da informação para compartilhar experiências, conhecimentos e expor os problemas e as iniciativas de dados abertos no mundo. A iniciativa foi retomada para fortalecer os esforços de forma inovadora e colaborativa e a edição de 2014 ocorreu na Biblioteca do México, conhecida como a Cidadela, a Cidade dos Livros e Imagens, um centro cultural que promove a modernização, inovação e uso de novas tecnologias.

Ives Rocha, assessor técnico do CEDAPS, apresentou trabalho realizado no projeto Aids e Comunidades através da plataforma Mootiro Maps. Ele contou como foi utilizada a metodologia e mostrou de que forma o uso de dados abertos vem contribuindo e impactando as políticas públicas de saúde no território.

Ainda dentro da programação do evento, a convite do OpenStreetMap, o CEDAPS também teve a oportunidade de apresentar outros dois exemplos de mapeamento participativo. Ives expôs a tecnologia social “Mapeamento Digital Liderado por Adolescentes e Jovens”, que utiliza pipas e celulares para potencializar o conhecimento local sobre o território, e também o desdobramento no projeto ReciclAção, destacando como a iniciativa vem ajudando a desenvolver a cidade.

Antecedendo os dois dias de conferência, foi realizada a AbreLatam, que o CEDAPS também acompanhou. A AbreLatam é um espaço neutro onde as redes e organizações formais e informais podem se reunir para discutir ideias, refletir e criar estratégias em torno da abertura e utilização de dados da América Latina.