Notícias

CEDAPS capacita profissionais em Eusébio, no Ceará, para Mapeamento Digital de Riscos Socioambientais Guiado pela Adolescência e Juventude

Grupo Mapeadores - Eusébio (1)

Aconteceu em Eusébio, Ceará, o treinamento de profissionais para o Mapeamento Digital de Riscos Socioambientais Guiado pela Adolescência e Juventude. Promovido pelo UNICEF e realizado pelo CEDAPS, o evento treinou 60 pessoas que têm como objetivo capacitar jovens para que eles possam identificar locais que tenham riscos em suas comunidades.

A metodologia de intervenção é toda elaborada pelos adolescentes, que constroem os roteiros e decidem quais riscos socioambientais serão mapeados na comunidade, de acordo com o que foi discutido anteriormente. Esse mapeamento é feito através do uso de duas técnicas: uma utiliza telefone celular equipado com GPS, e outra com uma pipa delta, que ‘abriga’ uma câmera fotográfica que faz o registro dessas áreas. Desta forma, eles podem observar como o lixo é dispensado no território, assim como o esgotamento sanitário, pontos de convivência, riscos de desabamento, focos de dengue etc. Como resultados, são formados mapas de situação de cada localidade que servem de embasamento para a elaboração de Planos Locais de Ação.

As técnicas foram desenvolvidas pelo Mobile Experience Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts – MIT, e pelo Laboratório Público de Ciência e Tecnologia Aberta (Public Lab) que, juntamente com o UNICEF Nova Iorque, realizaram a capacitação da equipe do CEDAPS. Desde 2011, o CEDAPS já implementou o projeto em 10 comunidades: Andaraí, Borel, Batan, Cidade de Deus, Complexo do Alemão, Macacos, Prazeres, Rocinha, Salgueiro e Urubu.