Notícias

Seminário RAP da Saúde gera 45 planos de ação

Entre os dias 11 e 13 de abril aconteceu o Seminário Construção Compartilhada de Soluções em Saúde do projeto Rede de Adolescentes Promotores da Saúde (RAP), no município de Mendes (RJ). Foram 76 participantes, entre técnicos das instituições parceiras do RAP (Assessoria de Promoção da Saúde/SMS-RJ e CEDAPS), jovens, lideranças comunitárias, profissionais de saúde e de apoio ao projeto.

O objetivo do seminário foi a elaboração de planos locais de ação a partir da metodologia Construção Compartilhada, desenvolvida pelo CEDAPS há 15 anos. Ao todo, foram elaborados 45 planos que serão implementados nos pólos de abrangência do projeto – São Conrado (Adolescentro e comunidades da Rocinha, Vidigal e Vila Canoas), Complexo do Alemão (comunidades do Alemão, Esperança e Nova Brasília) e Maré – e acompanhados pela equipe técnica de campo.

Os temas dos planos variaram bastante, indo desde a própria estrutura do projeto RAP até situações como condições de limpeza da comunidade, prevenção de doenças, perspectiva no mercado de trabalho, articulação entre moradores das comunidades com as unidades de saúde locais, uso abusivo do álcool, gravidez não planejada, empoderamento do jovem no ambiente escolar e predomínio de ações de prevenção em detrimento de ações de promoção da saúde.

O clima foi bastante produtivo e descontraído, principalmente pelos Momentos RAP, intervalos comandados pelos profissionais de educação física e professores de teatro do projeto, que realizaram atividades lúdicas para trabalhar postura, respiração, concentração e agilidade, além de promover maior integração entre os participantes.

O RAP da Saúde se iniciou em agosto de 2007 e segue até dezembro deste ano.

Leia também:

Rap da Saúde realiza seminário Construção Compartilhada

Publicado em 05-05-08