Notícias

RCS participa do 4º ERONG Sudeste

Integrantes da Rede de Comunidades Saudáveis participarão do 4º Encontro Regional de ONG/Aids-Sudeste (ERONG Sudeste), que será realizado em Ribeirão Preto (SP), de 5 a 7 de setembro. No Encontro, as lideranças da Rede levarão, entre outras, as propostas que vêm sendo discutidas no Grupo de Trabalho Aids e Comunidades Populares do Fórum de ONG/Aids do Rio de Janeiro sobre o enfrentamento da aids nas comunidades populares. Participarão do Encontro pelo CEDAPS, Kátia Edmundo e Fransérgio Goulart.

A diversidade dos moradores de comunidades (faixa etária, orientação sexual e identidade de gênero, pessoas vivendo com HIV/Aids, religião, faixa de renda, entre outros aspectos) e a especificidade do trabalho de base territorial são dois dos eixos apontados pelos participantes do GT para serem considerados na elaboração de uma política de prevenção da aids voltada para as comunidades populares. Levando em conta experiências duradouras de trabalho de prevenção, o GT, articulado com movimentos populares, organizou em 2008 um Fórum de Comunidades e lançou a Carta de Florianópolis , com diretrizes para ampliar e fortalecer as ações de prevenção de aids, realizadas, voluntariamente, por Agentes Comunitários de Prevenção.

Nos encontros posteriores, associações de base comunitária ou que atuam em parceria com comunidades prosseguiram a discussão sobre as possibilidades e os desafios a serem enfrentados neste trabalho. As dificuldades de acesso a insumos de prevenção (preservativos feminino e masculino, gel); o estabelecimento de parcerias com as unidades básicas de saúde que atendem cada localidade; a sensibilização para o teste anti-HIV; a falta de recursos financeiros e materiais para o fortalecimento das ações comunitárias cotidianas são algumas questões significativas para o trabalho e que têm merecido a atenção do GT. Com a participação no ERONG, a proposta é dar visibilidade e buscar apoio para estas demandas junto ao movimento social de aids.

As associações da Rede de Comunidades Saudáveis que estarão nesta edição do ERONG Sudeste são: Casmma, Projeto Rede de Proteção Humana, Grupo de Mulheres de Vila Parque da Cidade, Centro Social e Cultural Tatiane Lima, Centro Comunitário Raiz e Vida, Comitê Conjunto Caioaba, Comitê Menino Jesus de Praga, Casco, Associação de Moradores do Morro da Fé, Ponto de Arte Cidadã, Associação de Mulheres e Amigos do Morro do Urubu e Associação de Mulheres de Edson Passos.