Notícias

RCS participa de oficina “Criança Segura”

No dia 08 de junho, cerca de 30 lideranças da Rede de Comunidades Saudáveis participaram da oficina Criança Segura, realizada no Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDIM) pela ONG Criança Segura Safe Kids Brasil. O objetivo principal da atividade foi envolver os participantes na multiplicação de ações e informações relacionadas à prevenção de acidentes com crianças e adolescentes até 14 anos.

Alessandra Françóia, coordenadora nacional da ONG, apresentou dados estatísticos de acidentes com crianças no Brasil e no mundo, a fim de sensibilizar as lideranças comunitárias para as causas sociais e culturais destes acidentes, e expôs as características e suscetibilidades das crianças. Foi discutido também como prevenir acidentes a partir da exibição de vídeos informativos e dos depoimentos relacionados à realidade das lideranças comunitárias, que puderam vivenciar estratégias de como prevenir acidentes com as crianças no trânsito e em casa.

No decorrer da oficina, as lideranças tiveram acesso a textos sobre o Código de Trânsito Brasileiro e elaboraram 28 planos de ação sobre o tema prevenção de acidentes com crianças que serão desenvolvidos nas comunidades populares do município do Rio de Janeiro e da Baixada durante o mês de julho.

Publicado em 24-06-09