Notícias

Cedaps e Globules : juntos a favor dos jovens de periferia

A ONG Globules surgiu em 1994 na cidade de Rouen, região da Normandie, na França. Assim como a Rede de Comunidades Saudáveis, a Globules mostra através de jornais e pequenas publicações o quê de positivo acontece nas periferias. Viemos ao Brasil porque encontramos muita coisa em comum com o trabalho realizado pelo Cedaps, aponta Christine Ternat, fundadora da Globules. Nas publicações da instituição são abordadas questões que dizem respeito ao cotidiano dos jovens moradores de periferia. Os editores também são jovens e a equipe chegou ao Brasil na última quarta-feira para organizar, junto com a equipe do Cedaps e jovens de comunidades populares, uma oficina que será finalizada em uma fotonovela. Queremos ouvir os jovens brasileiros, assim como fazemos com os jovens na França, acrescenta Christine. Ela conta que seu principal método de trabalho é deixar os jovens falar, sem interferir. Tudo o que dizem é publicado, sem censura. Os principais temas abordados são corpo, meio ambiente, um planeta melhor, cidadania e habitação. Este último irá conduzir o trabalho com os jovens brasileiros. 
Na última sexta-feira, a equipe visitou a locação onde serão produzidas as imagens, no Morro dos Prazeres. Zoraide Gomes, liderança da Rede de Comunidades Saudáveis, recebeu a equipe francesa e apresentou seu trabalho na comunidade. Christine Ternat ficou impressionada com o alcance das atividades realizadas pela liderança e sua equipe nos Prazeres. Eles têm uma consciência sobre economia muito interessante, disse. Zoraide está na Rede de Comunidades há cinco anos. Além de coordenar um núcleo de prevenção em saúde para adolescentes da comunidade, especialmente nas questões sobre as DST/Aids, ela também faz parte do Dança pra Galera/Galera.com, projeto integrado que abrange um grupo de dança, uma biblioteca comunitária e atividades ligadas a tecnologia com ênfase na produção visual. Além disso, ela coordena um ateliê, onde se produz artesanato local para geração de renda, uma rádio comunitária e um grupo de teatro. A Globules foi apresentada ao Cedaps por intermédio do I-Enlace, grupo que através da internet, promove o trabalho conjunto de organizações da América Latina e Europa. (www.ijumelage.org).
A oficina da Globules com os jovens brasileiros iniciou nesta segunda-feira (06/02) e vai até a próxima sexta-feira (10/02).