Notícias

Jovens Construtores participam de oficinas de adereços oferecidas pela Unidos da Tijuca

Atividade faz parte da formação da Turma 4 do programa no Borel

visita ao barracão 02

Entre os dias 24 e 28 de julho, a Turma 4 do Programa Jovens Construtores do Borel participou de uma oficina de adereços, sob comando da equipe da Escola de Samba Unidos da Tijuca. Durante as oficinas, os jovens tiveram a oportunidade de aprender um pouco sobre como o carnaval, que é visto por milhões de pessoas do mundo inteiro, é produzido. Eles e elas apreenderam sobre todo processo de produção de alegorias e adereços, como a colagem de plumas e penas, o corte dos moldes, aplicação de glitter etc. No Morro do Borel, o Jovens Construtores é realizado em parceria com a organização de base comunitária Instituto da Cidadania Unidos da Tijuca, braço social da escola.

“Foi muito bom!”, conta Ivone Gomes, que é secretária da Unidos da Tijuca e presidente da Ala das Baianas e do Departamento Feminino e foi uma das responsáveis por ministrar as oficinas para os jovens. “A receptividade e a participação dos alunos superou nossas expectativas”, completa ela. Laerte Moreira, coordenador de alegoria e fantasia da escola de samba Unidos da Tijuca, se juntou a Ivone no comando das oficinas: “os jovens aprenderam a produzir alegorias e fantasias. A partir das instruções, pudemos ensinar como é realizado todo o processo de produção, a colagem de plumas e penas, o corte dos moldes, aplicação de glitter. Dessa forma, a oficina foi se tornando uma oportunidade de conhecimento e estímulo a criatividade”.

Participando ativamente das aulas, os alunos demostraram grande interesse no aprendizado. Conforme montavam os adereços, desafiavam a si mesmos a criarem suas peças da melhor maneira. “Tem muita gente boa nessa turma, que já pode ser aproveitada pela escola para a produção do próximo carnaval”, conta Ivone.

Ivone e Laerte destacaram também que a oficina foi uma oportunidade da Unidos da Tijuca se aproximar dos jovens da sua comunidade. “É sempre importante envolver os jovens nesse tipo de atividade, pois qualquer conhecimento é rapidamente absorvido por eles, o que também se torna uma oportunidade de encontro para muitos”, destaca Laerte. Ele conta ainda que já existem planos concretos para absorção dessa mão obra: “esse já foi um assunto debatido com o presidente e estamos de portas abertas para recebê-los”. “E além do carnaval, eles podem se inserir em outros mercados, como o de produção de festas”, ressalta Ivone. Antes de iniciar as oficinas, os Jovens Construtores tiveram a oportunidade de visitar o barracão da Unidos da Tijuca e ver de perto a produção do carnaval.

O Programa Jovens Construtores é uma tecnologia social voltada para a formação de jovens, originalmente concebida pela organização YOUTHBUILD e implementada no Brasil pelo CEDAPS – Centro de Promoção da Saúde, com assessoria do YouthBuild International. A missão do Jovens Construtores é não apenas contribuir para o crescimento profissional de jovens moradores de favelas e periferias, mas também para o seu desenvolvimento pessoal e da sua cidadania.