Notícias

CEDAPS participa de intercâmbio de experiências de prevenção em comunidades do Rio, São Paulo e Belo Horizonte

1052471_563522090353630_1803845508_o

No mês de julho o CEDAPS esteve em São Paulo e Belo Horizonte para trocar experiências de promoção da saúde e prevenção de às DST/Aids e Hepatites Virais com os grupos integrantes da Rede Sudeste de Comunidades Saudáveis. O objetivo do projeto é reduzir riscos de infecção, através da prevenção, incentivo ao diagnóstico e promoção de direitos de populações vulneráveis (LGBT, jovens usuários de álcool e outras drogas e pessoas vivendo com HIV/Aids) residentes em favelas, periferias e quilombos nos centros urbanos da região sudeste.

Entre os dias 9 e 11, aconteceu o 1° Ciclo de Formação para o Desenvolvimento de Capacidades dos Núcleos e Iniciativas de Prevenção, na comunidade do Grajaú, em São Paulo. A formação aconteceu na sede do Centro de Promoção e Resgate da Cidadania do Grajaú (CEPROCIG) e teve a presença de jovens, instituições locais e representantes da Unidade Básica de Saúde. Nos dias 17 e 18, o CEDAPS esteve no Quilombo das Mangueiras, em Belo Horizonte, com a instituição N’Zinga para mais uma rodada de conversa e qualificação.

Esses encontros seguem o seminário que aconteceu no Hotel Monte Alegre, no Rio de Janeiro, nos dias 21 e 22 de maio, e teve como objetivo pactuar metas e aprimorar estratégias de prevenção.

A Rede Sudeste de Comunidades Saudáveis frente às DST/Aids e Hepatites Virais tem apoio do Departamento Nacional de DST/AIDS e Hepatites Virais do Ministério da Saúde, sob a coordenação do CEDAPS, em parceria com o CRESAM, CEPROCIG e N’Zinga.