Notícias

CEDAPS e 10 associações da RCS recebem Maleta Saúde (Canal Futura)

O CEDAPS recebeu, no dia 04 de fevereiro, a Maleta Saúde – um kit que reúne uma coleção de programas do Canal Futura e materiais educativos de organizações parceiras que trabalham com o tema “saúde”. Também foram entregues 10 Maletas Básicas (que contêm apenas os programas exibidos pelo canal), que serão repassadas a associações da Rede de Comunidades Saudáveis.

Em 2009, o CEDAPS indicou algumas lideranças comunitárias para participarem de programas produzidos pelo Canal e recebeu o convite do Futura para integrar o grupo de organizações parceiras que disponibilizariam material educativo para a maleta completa. O “Varal de Idéias” – um boletim com jogo e dinâmicas para apoiar o trabalho educativo com grupos – foi o material cedido pelo CEDAPS para compor a Maleta Saúde.

“A proposta da Maleta é (…) fazer circular entre todos os que desenvolvem ações sobre o tema as muitas maneiras de se trabalhar com os conteúdos”, explica a mobilizadora do Canal Futura, Renata Gaze, em um artigo no site do canal.

As informações sobre a utilização do material serão disponibilizadas em um banco de dados preenchido pelas organizações que recebem as maletas.

Além do “Varal de Idéias”, a maleta completa é composta de materiais sobre saúde da população negra, prevenção de acidentes com crianças, saúde da terceira idade, medicina popular, prevenção de tuberculose e HIV/Aids, planejamento familiar, aborto, entre outros. O kit será utilizado pelo CEDAPS na realização de atividades educativas e integrará o acervo do Banco de Recursos e Idéias para empréstimo ou consulta. Exemplares do “Varal de Idéias” também estão disponíveis para doação. O Banco de Recursos funciona no CEDAPS, de segunda a sexta-feira, das 13 às 18h.

Já as maletas básicas, que serão entregues a dez associações da Rede, contêm oito DVDS de programas do Canal Futura sobre os temas ecologia, saúde, planejamento familiar e corpo, entre outros, para apoiar o trabalho educativo nas comunidades. As associações foram escolhidas para receber a maleta devido a suas parcerias com instituições que também podem utilizar o material (como escolas) e o número de empréstimos realizados no Banco de Recursos. No caso de Magé, a maleta ficará no Comitê Esforça-te que Eu te Ajudarei, mas será compartilhada com todas as associações que integram a RCS naquele município.

Receberão a Maleta Saúde as seguintes associações da Rede de Comunidades Saudáveis:

Associação Semente da Vida (Jacarepaguá)
Centro de Apoio Social Comunitário (Olaria)
Centro Social Cultural Tatiane Lima (Batam/Realengo)
Clube de Adolescentes do Morro dos Mineiros (Complexo do Alemão)
Comitê Esforça-te que Eu te Ajudarei (Magé)
Gafrobá (Belford Roxo)
Grupo Tia Angélica (Duque de Caxias)
Movimento de Mulheres de Parque Horácio (Parque Horácio/Benfica)
Precvida (Rio das Pedras)
Prevenção Realizada com Organização e Amor (Morro dos Prazeres/Santa Teresa)