no images were found
Os projetos de prevenção das DST/Aids, elaborados pelas lideranças da Rede de Comunidades no Ciclo de Educação Comunitária, atingiram diretamente 787 pessoas, das quais 435 eram adolescentes e jovens. Dos 15 elaborados, 14 foram finalizados. Os resultados foram apresentados, no dia 24 de abril, no evento de encerramento da iniciativa. O Ciclo foi organizado pela parceria entre Cedaps, Instituto de Pesquisas Clínicas Evandro Chagas (IPEC/Fiocruz) e Comitê Comunitário Assessor/ABIA.
Maria Aparecida (Movimento de Mulheres de Parque Horácio), autora do projeto “Prevenção é arte”, levou os jovens para encenaram a peça de teatro, escrita por eles, e que aborda os temas da prevenção das DST/Aids e gravidez não planejada. Já no projeto “Hip hop se cuidando” de Maria da Conceição e Andréa (Grupo Saúde e Vida), os jovens apresentaram a música composta pelo grupo.
As estratégias utilizadas pelas lideranças nos projetos – com o objetivo de aumentar o acesso às informações sobre as DST/Aids e sensibilizar para a prevenção – foram diversas, tais como: realização de oficinas e sessões de vídeo-debate; formação de grupos de teatro e de hip hop com jovens; realização de camelôs educativos; criação de parcerias. Para viabilizar os lanches dos encontros, Antônio e Luana, autores do projeto “É ler para entender”, por exemplo, realizaram uma parceria na comunidade do Fazenda Sossego, em Belford Roxo, com o pipoqueiro Antônio, mais conhecido como Dinga.
Os principais resultados obtidos nestes planos de ação local foram:
• 45 oficinas de capacitação;
• 25 encaminhamentos para o CTA (Madureira e Centro), 7 para a Fiocruz e 3 para o Grupo Pela Vidda;
• 7 camelôs educativos;
• Elaboração de peças de comunicação: 2 músicas; 2 peças de teatro; 1 material educativo; cartazes e maquetes;
• Participação dos pais dos jovens nas ações;
• Participação em rádio comunitária divulgando a importância da testagem, dos CTA e distribuição de kits de material sorteados entre os ouvintes.
Para saber conhecer a proposta do “Ciclo de Educação Comunitária em HIV/Aids: informações sobre pesquisa, prevenção e promoção da saúde para comunidades e movimentos populares”,
clique aqui
.