CEDAPS | Centro de Promoção da Saúde

MENU MENU

Notícias

07 de agosto, 2017

Movimentos sociais se organizam em defesa da saúde pública

no images were found

As últimas semanas estão sendo marcadas por diversas agendas e manifestações organizadas por diversos setores da sociedade civil organizada ligadas à saúde. Em comum em todos esses manifestos está a defesa e o fortalecimento do SUS e o combate às medidas do governo federal que colocam em xeque todas as conquistas dos últimos anos no que tange a saúde pública universal.

Diante da atual situação crítica que vive o enfrentamento ao HIV e AIDS no Brasil e no estado do Rio de Janeiro, dia 09 de agosto, o Grupo Pela Vidda-RJ convoca para um ato e vigília na próxima quarta-feira, agosto na escadaria da Câmara Municipal do Rio, às 18 horas. Antes, a partir das 16h, o GPV vai realizar testagem rápida do HIV com amostra de fluído oral e ações educativas no local. A luta contra a tuberculose também merece atenção especial. Pensando nisso, dia 10 de agosto, a Frente Parlamentar Municipal sobre Tuberculose realiza uma audiência pública na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro.

Atos e manifestos começaram na semana passada

Na semana passada, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva – Abrasco, a Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fiocruz – ENPS e o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde lançaram um manifesto contra a reformulação do Plano Nacional de Atenção Básica, que ameaça o trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde. Leia aqui https://www.abrasco.org.br/site/noticias/posicionamentos-oficiais/contra-reformulacao-da-pnab-nota-sobre-revisao-da-politica-nacional-de-atencao-basica/29798/. Os Agentes Comunitários de Saúde foram para as ruas na última sexta-feira (04), em uma manifestação em defesa do SUS e da saúde pública, universal e de qualidade e contra o fechamento das clínicas da família na cidade do Rio de Janeiro.

Também na sexta-feira, aconteceu a audiência pública “Tuberculose Mata, Mas Tem Cura”, para debater sobre esse outro grave problema de saúde pública, realizada pela Frente Parlamentar Estadual de Combate e Prevenção. O evento foi promovido em alusão ao Dia Estadual de Conscientização e Mobilização de Combate à Tuberculose no Rio de Janeiro.

CNS reúne assinaturas contra o congelamento dos investimentos no SUS

O Conselho Nacional de Saúde (CNS) lançou um abaixo-assinado contra a Emenda Constitucional nº 95/2016, que traz graves prejuízos à população brasileira. A emenda congela os gastos com saúde e educação por 20 anos, fragilizando de forma severa o Sistema Único de Saúde (SUS). O documento será enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF), em abril de 2018.

Com o congelamento de investimentos, haverá uma redução de 400 bilhões de reais no orçamento durante esse período. Ainda que a população cresça nas próximas duas décadas, o governo vai reduzir os investimentos, mesmo diante de direitos básicos, garantidos na Constituição de 1988.

VEJA COMO ASSINAR:

:: Faça o DOWNLOAD do ABAIXO ASSINADO https://drive.google.com/file/d/0B8p8VKH21ZhZbHJqV0t6RlhWUEE/view

:: Insira a logo da sua entidade no cabeçalho

:: Recolha o máximo de assinaturas que você puder

:: Envie para o CNS no endereço:

Esplanada dos Ministérios, Bloco “G” – Edifício Anexo, Ala “B” – 1º andar – Sala 103B – 70058 – 900 – Brasília, DF