Biblioteca de Projetos

Projetos Sociais e Desenvolvimento

A partir da experiência acumulada em 21 anos de aplicação da Tecnologia Social Construção Compartilhada de Soluções Locais, o CEDAPS organizou um Curso de Formação em Elaboração e Gestão de Projetos Sociais voltado a aprimorar as capacidades de organizações não governamentais e iniciativas comunitárias, além de setores governamentais para o planejamento e a mobilização de recursos visando o desenvolvimento local.

O curso é composto por:

  • Formação Presencial: curso básico e minicursos temáticos pautado por técnicas para “aprender-fazendo”as diferentes etapas de um projeto social: da ideia ao recurso financeiro, sua prestação de contas e relatorios descritivos e avaliativos.
  • Formação Assessoria  à distância: visando aprimorar os projetos, identificar parcerias possíveis, traçar estratégias de financiamento e estimular a criação de redes temáticas e de cooperação local.

Desde 2013, o CEDAPS conta com o patrocínio da Petrobras na disseminação desta formação para os municípios de abrangência da empresa e suas parceiras, elevando o nivel dos projetos sociais elaborados e submetidos aos seus já reconhecidos editais e ampliando as fontes para estabelecimento de novas alianças, convênios, apoios e patrocínios.

Em 2013-2015 o projeto atuou em 28 cidades nos estados do Mato Grosso do Sul, Sergipe, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Amazonas, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Bahia, atingindo 585 participantes. Desta etapa resultaram 397 projetos sociais que estão em processo de financiamento e apoio.

Para além dos projetos elaborados durante a formação, o CEDAPS acredita que cada um dos participantes  possa atuar como multiplicador dos conhecimentos construídos, fortalecendo não apenas indivíduos, mas coletividades.

O estímulo à formação de redes é um componente fundamental desse processo, potencializando a troca de experiências e aumentando as cooperações mutuas e intersetoriais frente aos desafios da realidade social nos municipios.

pontilhado

Vídeos

pontilhado

 Publicações

Boletim-A4-Construção-Compartilhada

Parceiro

Petrobras-300x58
Governo-Federal-300x99