CEDAPS | Centro de Promoção da Saúde

MENU MENU

Projetos

Plataforma dos Centros Urbanos

Reduzir as desigualdades que afetam a vida de crianças e adolescentes, garantindo maior e melhor acesso à educação de qualidade, saúde, proteção e oportunidades de participação.

Base Plataforma dos Centros Urbanos.jpg
GT e Lançamento da Cartilha 105.JPG
GT e Lançamento da Cartilha 107.JPG
GT e Lançamento da Cartilha 117.JPG
GT e Lançamento da Cartilha 130.JPG
GT e Lançamento da Cartilha 132.JPG
pcu1.JPG
pcu2.JPG
Plataforma dos Centros Urbanos.JPG

O CEDAPS é parceiro técnico nacional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) na implementação da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU), que tem como objetivo contribuir na construção de um modelo de desenvolvimento inclusivo das grandes cidades para reduzir as desigualdades que afetam a vida de crianças e adolescentes. Espera-se contribuir com a garantia de maior e melhor acesso à educação e saúde de qualidade, proteção e oportunidades de participação.

Após realizar sua primeira edição entre os anos de 2008 e 2012 nos municípios do Rio de Janeiro, São Paulo e Itaquaquecetuba, a PCU foi expandida e a edição 2013-2016 está ocorrendo em Belém (PA), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Manaus (AM), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Luís (MA) e São Paulo (SP).

Como resultado da avaliação e contribuição dos parceiros da primeira edição, nesta segunda etapa, o UNICEF firmou compromisso com os gestores públicos e órgãos de controle social por meio da Prefeitura e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de cada uma das cidades. Eles serão os responsáveis por mobilizar sociedade civil, adolescentes e a população em torno dos territórios mais vulneráveis.

Os direitos à saúde, à educação, à proteção, ao esporte e à participação são monitorados através de dez indicadores. O monitoramento das desigualdades urbanas que afetam a vida dos meninos e meninas será feito por meio desses indicadores desagregados por territórios intraurbanos.

Nos territórios mais vulneráveis serão realizados fóruns cujo objetivo é ouvir a opinião dos diferentes atores sociais envolvidos sobre os indicadores, suas causas e consequências, bem como discutir o que é preciso para que sejam reduzidas as desigualdades sociais.

Destaca-se, dentre as atribuições do CEDAPS nesta iniciativa, apoiar a realização dos fóruns territoriais por meio de metodologias participativas. O CEDAPS também está à frente do gerenciamento de uma plataforma virtual, na qual todos os atores envolvidos podem trocar informações. Além disso, por meio de parcerias com instituições de ensino, o CEDAPS oferecerá cursos à distância utilizando a plataforma moodle, com intuito de qualificar os processos de participação social e políticas públicas.

Fotos: Ratão Diniz (UNICEF) e equipe CEDAPS 

pontilhado

Animação produzida pelo Cedaps para os Fóruns Territóriais, que aconteceram entre os dias 28 de junho e 02 de julho, no Rio de Janeiro, para discutir a redução das desigualdades que afetam crianças e adolescentes. Os encontros aconteceram nos territórios de atuação da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU): Acari, Madureira, Vila Kennedy e Vila Aliança.

Clique aqui e veja os melhores momentos do evento de finalização do I ciclo da Plataforma dos Centros Urbanos em São Paulo

pontilhado

Publicações:

Guias
guia_foruns_territoriais_pcu1316-aGuia_Mapeamento_WEBguia_foruns_territoriais_pcu1316-c
guia_foruns_territoriais_pcu1316-bguia_foruns_territoriais_pcu1316-d02__guia_metodologia.indd
Folder
untitled

pontilhado

Realização                            Parceiro
UnicefInstituto Paulo Montenegro

 

Aliança Estratégica 
Fund itau socialmsc

 

Apoio:
cemar

pontilhado

Confira aqui os resultados do I Ciclo da Plataforma dos Centros Urbanos (2008-2012)

Saiba mais sobre a PCU através do site do UNICEF 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

NESTA SEÇÃO