Biblioteca de Projetos

Jovens Construtores

Formação de Jovens e Construção de Ativos Comunitários

formatura 29 de março

 

O Programa Jovens Construtores é uma tecnologia social voltada para a formação de jovens, originalmente concebida pela organização YOUTHBUILD e implementada no Brasil pelo CEDAPS – Centro de Promoção da Saúde, com assessoria do YouthBuild International.

A missão do Jovens Construtores é contribuir para o crescimento pessoal e profissional de jovens moradores de favelas e periferias, associada à mobilização e desenvolvimento de famílias, organizações e comunidades.

Composto por múltiplas parcerias que são fundamentais em seu desenvolvimento, em 2016, graças a aliança estratégica com o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, o Jovens Construtores pôde se consolidar como programa.

pontilhado

Como se organiza?

O Programa Jovens Construtores  se organiza através da realização de edições do programa dentro de territórios populares. Cada edição assume uma característica de acordo com a parceria local que possui, combinada com a frente de desenvolvimento profissional, a qual conta com um parceiro estratégico relacionado ao campo de formação educacional e da atuação profissional e/ou comunitária.

Quem participa?

Jovens que residem nos territórios populares onde as edições do programa são realizadas.

Ativos Comunitários 

Entre as várias propostas apresentadas pelo programa, uma das mais importantes são os Ativos. A construção de Ativos Comunitários e Familiares se dá quando os jovens colocam a mão na massa para exercer na prática tudo o que aprenderam na educação profissional. Mas não é só por isso que a construção de Ativos é um momento tão importante para o Programa. É também porque cada Ativo Comunitário representa um legado que os participantes deixam para o território onde vivem. Eles estão ali trabalhando em algo para o bem comum da comunidade, onde todos podem ver os jovens mostrando capacidade e produtividade.

Ativo Familiar

O Ativo Familiar é uma melhoria que o jovem faz em sua casa, relacionado à educação profissional que teve ao participar do Jovens Construtores, beneficiando a toda sua família. Fortalecer a relação dos jovens com a família faz parte da nossa missão. Reuniões com as famílias são realizadas com o objetivo de entender melhor o universo dos participantes e suas necessidades e complexidades.

pontilhado

Edições atuais:

  • Morro do Borel (2016)
Formatura da primeira turma de Jovens Construtores no Borel
Formatura da primeira turma de Jovens Construtores no Borel

Formatura da primeira turma de Jovens Construtores no Borel

O Morro do Borel é uma comunidade localizada na Tijuca, famoso bairro da zona norte do Rio de Janeiro, onde quatro turmas do Jovens Construtores são realizadas. A primeira turma já concluiu o curso oferecido pelo programa e atualmente duas estão em atividade. No próximo ano, mais uma turma será inaugurada.

E toda essa estrutura é possível graças à aliança estratégica com o BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento; à realização do programa no território pelo Instituto de Cidadania da Unidos da Tijuca, organização comunitária local; e à parceria técnica do CIEE e estratégica do SECONCI.

A Educação e Prática Profissional aplicadas aos Jovens Construtores do Borel são em iniciação profissional à Construção Civil.

pontilhado

Edições anteriores:

  • Cidade de Deus (2016)

Visita a centro de treinamento de uma empresa do setor de Telecom

Visita a centro de treinamento de uma empresa do setor de Telecom

A Cidade de Deus ficou conhecida mundialmente após um filme cuja história é ambientada na comunidade. Localizada na zona oeste do Rio de Janeiro, possui grande extensão territorial, além de ser longe do centro da cidade. E diferente da maioria das outras comunidades, fica em uma área plana ao invés de “morro”. Os moradores não saem muito do local, principalmente os jovens, que conhecem muito pouco além da comunidade. E foi na Cidade de Deus, que em 2016, o Jovens Construtores chegou pela primeira vez estruturado como um Programa, oferecendo, de forma pioneira, uma iniciação profissional em uma área diferente da construção civil. Os participantes dessa edição tiveram Educação e Prática Profissional aplicadas para trabalhar com Telecomunicações, na área operacional e de vendas.

E as parcerias foram fundamentais para o desenvolvimento do programa na comunidade. Com o apoio do Instituto Oi Futuro, realização da ASVI- Associação Semente da Vida, organização de base comunitária local, e parceria técnica do

CIEE, pudemos fazer acontecer o Programa na Cidade de Deus.

 

  • Morro dos Prazeres (2015)

O Morro dos Prazeres é uma comunidade localizada em Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Um bairro turístico e próximo ao Centro da cidade. Contando com a parceria da organização de base comunitária Grupo P.R.O.A e do ReciclAção, projeto com ênfase em coleta seletiva e reciclagem e de grande participação no território, o Jovens Construtores, em sua terceira edição piloto, chegou a comunidade e levou iniciação profissional na área da construção civil para os jovens participantes. Para isso, o apoio de um parceiro que nos acompanha desde o começo foi fundamental: o SECONCI.

 

  • Complexo do Alemão (2012/2013)

Em 2012, foi realizada a segunda edição piloto do Jovens Construtores, dessa vez no Complexo do Alemão. E o desafio só aumentou. O Alemão é um dos maiores complexos de favelas do Rio de Janeiro, um território extenso e com muitas particularidades. A quantidade de jovens vulneráveis é grande e nessa edição o apoio do Educap – Espaço Democrático de União, Aprendizagem e Prevenção, organização comunitária local, foi indispensável. O Educap trouxe para o projeto jovens que estavam sem estudar e/ou trabalhar, além de jovens regressos. O projeto pôde contribuir para a vida desses participantes com a oportunidade de levar iniciação profissional na área da construção civil. O SECONCI, atuou mais uma vez como nosso parceiro.

 

  • 29 de Março (2010/2011)

Formatura do curso oferecido pelo SECONCI de iniciação básica a construção civil.

Formatura do curso oferecido pelo SECONCI de iniciação básica a construção civil.

Foi em 2010 que o Jovens Construtores aconteceu pela primeira vez no Brasil. Em uma ocupação chamada 29 de Março, localizada em Campo Grande, município do estado do Rio de Janeiro, demos o nosso pontapé inicial. E foi com o desafio de começar em um lugar longe do centro do estado e com poucas oportunidades, que buscamos começar essa caminhada. O *Grupo Articulador Local (GAL), da Plataforma dos Centros Urbanos Crescer e Viver, foi nosso parceiro nesse processo, e os resultados foram incríveis. Em 29 de Março a iniciação profissional oferecida foi na área da construção civil e contou com a parceria do SECONCI.

 

Iniciativa

Aliança Estratégica

Aliança-Estratégica-300x155