Notícias

Usando a cultura como ferramenta, projeto leva informação a alunos de escolas municipais do Rio

O último dia 15 de julho foi de muita cultura e educação para cerca de 300 alunos de escolas municipais da Ilha do Governador. Nessa data, aconteceu, no Teatro SESI, o encerramento das atividades do primeiro semestre do projeto sociocultural Atitude Positiva 2016, uma realização do SESI-RJ, com a participação do CEDAPS

.alunos do Atitude Positiva se reunem no palco após as apresentações

O projeto tem como objetivo promover a sensibilização e estimular a reflexão de alunos e educadores da rede pública de saúde sobre Aids, doenças sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência, diversidade e violência. Em 2016, o projeto ganhou um novo formato, incorporando na formação dos alunos e educadores uma nova atividade: oficinas para aprofundar os temas abordados no projeto. O Cedaps ficou responsável por essas oficinas e palestras e deu apoio na organização das 21 produções preparadas pelos alunos, as quais foram apresentadas no evento de encerramento. Em suas peças teatrais, espetáculos de dança, poesia, vídeos e documentários, os alunos abordaram os temas aprendidos nas salas de aula.

Ao todo, o CEDAPS ministrou 56 oficinas, com média de 45 alunos, em cada. A ideia é estimular que os participantes do projeto tornem-se multiplicadores dos temas abordados nessas oficinas em suas comunidades e família.

Para Wanda Guimarães, coordenadora do Cedaps, “as oficinas proporcionam maior conhecimento e reforçam atitudes e comportamentos protetores para melhoria da saúde e da qualidade de vida”.

Alunos lotam o teatro Sesi, no RJ, para o encerramento do projeto Atitude Positivas

O projeto é desenvolvido pelo SESI, por meio da Lei Rouanet, com o patrocínio da GSK e parceria da Secretaria Municipal de Saúde e do CEDAPS. Além dos parceiros, também participaram do encerramento do projeto a Cia de Teatro Preventivo e a Cia de Teatro Afetados. Em dez anos, cerca de 29.500 jovens participaram do Atitude Positiva.