Notícias

Salvador recebe seminário “Desenvolvimento Institucional e Planejamento Estratégico em Mobilização de Recursos”

O seminário promove a cooperação técnica com entidades de base comunitária

Nos dias 19 e 20 de julho, será realizado o seminário Desenvolvimento Institucional e Planejamento Estratégico em Mobilização de Recursos, em Salvador-BA. O evento é parte da agenda de cooperação técnica com entidades de base comunitária, desenvolvido pelo Cedaps, com o apoio da Fundação Ford, junto às organizações Nzinga (Belo Horizonte), Bamidelê (João Pessoa) e Malunga (Goiânia).

Além de apresentar diferentes dimensões da sustentabilidade institucional, a proposta é oferecer subsídios que possibilitem uma melhor atuação destas entidades no campo da mobilização de recursos.

O seminário é realizado em parceria com o Gapa-Bahia, por sua reconhecida experiência no campo da captação de recursos e sustentabilidade institucional. Contaremos ainda com a participação da consultora Cristina Câmara que falará sobre o Guia de Fontes Financiadoras, outro produto da agenda de cooperação. A idéia é fazer um mapeamento dinâmico e interativo de fontes de recursos financeiros que possam ser acessados para o fortalecimento e desenvolvimento institucional dos grupos.

Uma representante da Rede de Comunidades Saudáveis também participará do encontro. Com esta capacitação, Kakau Moraes, do projeto PrecVida da comunidade de Rio das Pedras, pretende construir estratégias de geração de renda para o trabalho comunitário e repassar seus aprendizados para a Rede.

Encontros de acompanhamento Construção Compartilhada

No dia 21 acontecerá o evento final do acompanhamento dos planos de ação de profissionais e educadores comunitários do GAPA-BA, com entrega de certificados para os projetos concluídos. Os planos foram elaborados com a metodologia Construção Compartilhada de Soluções em Saúde no seminário realizado pelo Cedaps em agosto de 2004.

Grupo focal para elaboração do Manual

Ainda em Salvador, no 21 de julho, realizaremos o grupo de discussão para o manual participativo sobre prevenção das DST/Aids em comunidades populares.