Notícias

Seminário de Saúde e Construção Compartilhada de Soluções Locais no município de Curralinho, no Pará

Evento foi iniciativa do Conselho Nacional de Populações Extrativistas em parceria com o CEDAPS 

IMG-20170923-WA0003

Dias 20 e 21 de setembro, o CEDAPS participou  do Seminário de Saúde e Construção Compartilhada no município de Curralinho, que fica na região de Marajó, no Pará. O evento foi realizado no âmbito do projeto Rede Nacional de Comunidades Saudáveis: Iniciativas de Prevenção ao HIV/Aids e Promoção da Saúde em Favelas e Periferias dos Centros Urbanos  Brasileiros – apoiado pelo Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Populações Extrativistas, parceiro  na região norte.

O seminário contou com a participação de secretarias municipais de Saúde, Educação e Assistência Social de Curralinho, sindicatos, movimentos sociais locais e moradores da Amazônia Marajoara.

20170921_163650

O seminário foi idealizado pelo CNS, com base na metodologia de construção compartilhada de soluções locais, desenvolvida pelo CEDAPS, com o objetivo de levar a discussão sobre iniciativas locais de prevenção ao HIV/AIDS e promoção da saúde para a população do município e que vive nas florestas. A atividade contou com mesas, debates, rodas de conversa e painéis sobre a HIV/Aids, a rede de atenção à saúde do município, direitos humanos para pessoas que vivem com HIV, assistência social, entre outros temas.

20170922_154443

No último dia, aconteceu um painel temático onde os participantes puderam expor suas ideias para o trabalho de prevenção em Curralinho e de formas de multiplicação do conhecimento, com base no que foi discutido durante o seminário. Do encontro, foi produzida uma carta de recomendações à gestão pública e a sociedade de Curralinho, com as proposições elaboradas pelos grupos durante o seminário, com intuito de sensibilizar todos os atores envolvidos neste processo de gestão, divulgação da informação, formação e contribuição ao acesso dos direitos sociais (saúde e educação especialmente) para o fortalecimento da saúde preventiva.

Veja também: a vice-presidente do Conselho Nacional das Populações Extrativistas, Edel Moraes conversou com a Rádio EBC sobre o seminário.

http://radios.ebc.com.br/natureza-viva/2017/09/seminario-regional-de-saude-na-ilha-do-marajo-pa-aborda-prevencao-de-dstaids