Notícias

COMZO realiza passeata em alusão ao Dia Mundial de Combate à Pobreza

No dia 22 de outubro, o Conselho de Mulheres da Zona Oeste (COMZO) – participante da Rede de Comunidades Saudáveis – realizará uma passeata em alusão ao Dia Mundial de Combate à Pobreza (17 de outubro). A concentração será às 11h, na Praça Benedito de Freitas (Praça do Ringue), em Santa Cruz, de onde seguirá para a Rua Senador Camará, até o antigo cartório. O grupo finalizará a manifestação com um ato público, em frente a 36° Delegacia de Polícia.

A passeata objetiva chamar atenção do poder público para a ausência de serviços, como os de saúde e transporte, emprego e cursos de qualificação profissional para mulheres e jovens da Zona Oeste do Rio. O grupo também reivindica melhoria na saúde pública e a implantação da DEAM em Santa Cruz.

O COMZO é uma das organizações integrantes do projeto “Intercâmbio da metodologia em Educação Jurídica Popular para a Promoção do Direito à Saúde: GAPA/Bahia e CEDAPS”. Através dos Educadores Jurídico Populares, a proposta é acolher as demandas dos/as moradores/as, multiplicar as informações sobre direitos, encaminhar para serviços competentes, mediar conflitos e discutir sobre a promoção, defesa e garantia dos direitos humanos dos moradores e moradoras de comunidades populares.

Desde o ano passado, 16 lideranças da Rede de Comunidades Saudáveis têm participado de encontros mensais para discutir suas experiências, a partir da perspectiva do acesso à justiça e ao Direito, além de desenvolverem atividades de educação em direitos humanos em seus locais de moradia, acolhimento e orientação jurídica. Também realizam ações coletivas para a exigibilidade de direitos de acordo com as demandas locais.

 

Publicado 20-10-2009